Os níveis do mar estão subindo perigosamente em todos os litorais do mundo

Damares Alves
Pixabay

O mar está subindo. E a elevação nos níveis do mar devido ao aquecimento global promete ser catastrófica para várias populações costeiras.

Somente nos últimos 20 anos, o nível do mar aumentou em média 2,6 milímetros por ano. Mas, nas costas, subiu muito mais rápido, como mostram pesquisadores da University of East Anglia, no Reino Unido. De 7,8 a 9,9 milímetros em média anualmente.

De acordo com o novo levantamento, o aumento relativo do nível do mar nas regiões afetadas está efetivamente acontecendo até quatro vezes mais rápido do que a média global sugere e isso é preocupante.

Elevação dos níveis do mar
Pixabay

Mas por que isto está acontecendo?

O nível do mar está subindo sob o efeito do aquecimento global antropogênico. Devido ao aumento das temperatura que causam o derretimento do gelo e consequentemente, a expansão das águas. Mas não é só isso. A atividade humana também tem uma parcela de culpa, principalmente devido ao bombeamento de águas subterrâneas, também pela extração de petróleo e gás e reabastecimento de sedimentos evitado por barragens a montante, defesas contra inundações, extração de areia ou mineração.

O aumento relativo do nível do mar já está afetando milhões de pessoas que vivem no mundo hoje.

De acordo com pesquisadores, 58% da população costeira mundial vive em áreas onde a terra é flácida. Regiões nas quais os efeitos do aumento do nível do mar são, portanto, muito maiores do que aqueles previstos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

aumento no nível do mar
Os níveis do mar estão aumentando muito rapidamente nas zonas costeiras. (Pixabay)

“Os impactos do aumento do nível do mar que estão ocorrendo hoje são muito maiores do que os números globais relatados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC)”, disse o engenheiro costeiro Robert Nicholls, da University of East Anglia, no Reino Unido.

“Um dos principais motivos pelos quais Jacarta, a capital da Indonésia, está sendo transferida para Bornéu, é porque a cidade está afundando devido à extração de água subterrânea de poços rasos… Jacarta pode ser apenas o começo.”

O estudo foi publicado na Nature Climate Change.

Compartilhar