Não existe uma resposta objetiva para essa pergunta – não por falta de dados, mas por uma falta de especificidade na própria pergunta. Não há o maior Império da História, mas os maiores Impérios. Isso ocorre porque cada Império possuiu uma particularidade.
Há, ainda, debates de o que chamar de Império. “Para mim, a métrica seria contada em anos. Olhe para o Terceiro Reich de Hitler; era preciso muito território para rivalizar com os romanos, mas ninguém o chamaria de império porque durou apenas seis anos e em um período de guerra total”, diz Martin Bommas, egiptólogo e diretor do Museu de História da Universidade Macquarie em Sydney, Austrália ao Live Science.
“Acho que para ser classificado como um império é necessário um período de paz para trazer prosperidade”, explica Bommas. Nesse sentido, muitos Impérios podem ser questionados. Por exemplo, no papel o Império Mogol durou 162 anos. No entanto, 88 anos após sua fundação, diversos Khans o dividiram. Os mesmo ocorreu com o Império de Alexandre, o Grande – poderoso, mas efêmero e que, como você verá, durou apenas 13 anos.
Existiram centenas de Impérios durante toda a história, cada um poderoso de seu jeito. Portanto, separamos uma lista dos maiores Impérios da História de acordo com determinada leitura histórica e, é claro, contexto da época. Vale lembrar também que, dependendo da leitura história, alguns não são Impérios. Portanto, é uma questão extremamente complicada, e esse é um texto simples e generalista.
1. Por território absoluto
O poderoso Império Britânico comandou o mundo a torto e a direito. Embora a Inglaterra, o coração do Império, seja um país bastante pequeno, se considerarmos o território absoluto de todas as áreas dominadas (extensões de territórios, províncias ultramarinas, colônias), os britânicos formaram o maior Império da História.
Conforme o Guinness Book, o Império Britânico atingiu uma área total de 34 milhões de quilômetros quadrados.
2. Por território contínuo
Embora o Império Britânico cresceu tanto, seus territórios se espalhavam por todos os continentes (incluindo a Antártica). Mas há Impérios enormes com um território contínuo, sem a separação de mares ou outros territórios, que interrompem a ligação.
Fundado em 1206 por Genghis Khan, o Império Mongol foi o maior Império por territórios contínuos em toda a história. No auge, Genghis Khan dominou desde a China até áreas próximas à península Arábica, parte da Sibéria e até mesmo áreas na Europa, como a parte ocidental da Rússia
3. Por porcentagem da população
O Guinness considera, como maior Império por porcentagem da população mundial o Império Aquemênida, ou Primeiro Império Persa. Com 49.4 milhões de pessoas, o Império sozinho possuía 44% da população mundial. O auge no número de pessoas ocorreu em 480 da Era Comum.
No entanto, naquela época a população mundial era extremamente pequena. Havia um total de 112.4 milhões de pessoas no mundo – muito menor do que a própria população do Brasil – na verdade, a soma da população do Sul e do Sudeste brasileiro já ultrapassa essa marca.
4. Por tempo
Alguns Império são extremamente efêmeros. Por exemplo, o Império de Alexandre, o Grande, foi poderosíssimo, mas durou apenas entre 336 AEC. e 323 AEC, ou seja, apenas 13 anos – tempo de seu reinado, que durou até a sua morte, ao 33 anos de idade.
Mais alguns Impérios duram muito tempo. Se considerarmos a China Imperial como um único Império, temos um vencedor. A China Imperial Iniciou-se com a Dinastia Qin, em 221 AEC, e durou até a Dinastia Qing, em 1912 EC, ou seja, um período total de 2133 anos. No entanto, não esteve na mão de apenas uma Dinastia, mas foram várias, assim como a maior parte dos Impérios.