O método científico resumidamente é experimentalmente empregado na ciência. Especificamente, é utilizado na construção de uma nova hipótese científica. Observar, realizar cálculos e comprovar teorias, tudo isso faz parte da descoberta e do método científico.
Em suma, o pesquisador irá criar sua hipótese e modificá-la com base nos mais variados experimentos. Essa hipótese deverá ser testada até fazer sentido e obter uma consistência. Assim sendo, as hipóteses servem como uma maneira para que os cientistas possam coletar dados e informações.
Já a ciência, pode ser classificada de forma sistemática e mais lógica que serve para o descobrimento de coisas novas ao nosso redor. A palavra “ciência” é derivada da palavra latina scientia , que é um conhecimento baseado em dados demonstráveis e reproduzíveis. Ela é baseada em fato e não em meras opiniões. O problema é que atualmente isso não ocorre mais: ela vem perdendo espaço para as redes sociais. Um exemplo disso é o filme O Contágio, em que as pessoas preferiam acreditar em um influencer jornalista que em um médico ou cientista.
O que é método científico?
O método científico é um processo de experimentação usado para explorar observações e responder perguntas. Deve-se utilizar o método científico para se coletar informações empíricas que estariam relacionadas à uma hipótese. O cientista deve ser neutro, não ocultar os resultados para defender sua teoria.
Em suma, as etapas mais conhecidas do método científico são as seguintes:
- Você deve iniciá-lo ao realizar uma breve observação.
- Realize perguntas sobre as sua observações e colete o maior número de informações.
- Dessa forma, formule a sua hipótese.
- Este é o momento de realizar testes e descobrir se o que você formulou é verdadeiro.
- Analise os dados e tire conclusões. Modifique sua hipótese se isso for necessário.
- É importante que você reproduza várias vezes os experimentos até que não hajam mais inconsistências.
Exemplificando
Para melhor entender como funciona o método científico, que tal por as mãos na massa? Para te ajudar fornecer uma melhor compreensão, elaboramos um passo a passo para seguir o método científico.
Faça uma pergunta sobre algo que observa: Como, O que, Quando, Quem, Qual, Por que ou Onde?
Em vez de começar do zero, você pode pesquisar sobre, reunir informações, usando a biblioteca ou fazendo uma busca na internet. Isso é útil para ajudá-lo a encontrar a melhor maneira de fazer as coisas e garantir que não repita erros do passado.
A partir das suas observações e do resultado das suas pesquisas, elabores algumas hipóteses. Indique as sua hipótese e pense em como você vai testá-las.
Você deve testar as suas hipóteses para saber se ela é suportada ou não. Para que o experimento seja válido, ele deve ser justo, certificando-se de alterar apenas um fator de cada vez, mantendo todas as outras condições iguais.
Pronto? É só isso? Bem, não. Para garantir que os primeiros resultados não foram apenas um acidente, você deve repetir a experiência várias vezes.
Depois de testar todas as suas hipóteses diversas vezes em um experimento controlado, você deve analisar os resultados. Concluída a análise, verifique se suas hipóteses são suportadas. A resposta é não? Você poderia ter esquecido de algo? Havia uma outra hipótese da qual você não pensou? Volte duas casas e faça tudo novamente.
Após repetir seus experimentos e análises, você deve chegar a uma conclusão.
Breve história sobre a ciência
A ciência começou muito antes de seu “descobrimento”. Antes mesmo dos seres humanos começarem a organizar suas formas de vida, os átomos e o céu já existiam. Tudo tinha um Porquê inexplicável e que seria desvendado milhares ou bilhares de anos depois. No entanto, vamos abordar quando o homem começou a fazer ciência e a criar um método científico.
1400: Foi bem neste século que surgiu Leonardo Da Vinci, que mais tarde começaria a ir em busca de corpos e desenhos. Assim, tentando ao máximo obter descobertas em sua era de renascimento.
1500 : Nicolaus Copernicus elaborou sua teoria do heliocentrismo.
1600 : Galileu Galilei criou novas teorias e conseguiu aprimorar o telescópio.
1900 : Em suma, as descobertas de Albert Einstein, foram as que marcaram o século XX. A medicina descobriu a vacina contra a poliomielite em 1952 por Jonas Salk. No ano seguinte, James D. Watson e Francis Crick descobriram a estrutura do DNA, que é formada a partir de uma dupla hélice.
2000 : o século XXI foi marcado pelo primeiro genoma humano concluído, portanto, levando a uma maior compreensão do DNA. Além disso, do séxulo XX para XXI, teve o nascimento da pequena ovelha Dolly.