Se ouve falar de civilizações antigas em todos os lugares, na escola, em livros ou filmes populares, ou em documentários. Roma Antiga, Grécia Antiga, Egito Antigo, tudo isso é abordado repetidamente em nossos livros, revistas e programas de televisão. Mas existiu uma variedade muito grande de civilizações na história, muitas delas desconhecidas. Fizemos uma seleção de 4 grandes impérios que podem aumentar a sua curiosidade para buscar um conhecimento maior sobre elas.
Vale do Indo
A civilização do Indo é uma das sociedades mais antigas que conhecemos, localizada no Vale do Indo, entre o Paquistão e a Índia. Sua fase de glória é datada entre 2500 e 2000 AEC. Um dos maiores feitos desse povo foi o manuseamento que teve com a água — possuía sistemas de drenagem e saneamento básico muito sofisticados para o período.
Civilização Minoica
A civilização minoica é a mais antiga das duas culturas da Idade do Bronze conhecidas nas ilhas do Mar Egeu, consideradas precursoras da Grécia clássica. Nomeada em homenagem ao lendário rei Minos, a cultura minoica foi destruída por terremotos e vulcões e é considerada candidata à inspiração do mito de Platão sobre a Atlântida.
Civilização de Caral
Caral e o conjunto de dezoito locais, localizados no Vale di Supe, no Peru, são importantes porque juntos representam a civilização mais antiga conhecida nos continentes americanos – quase 4600 anos antes do presente. Eles foram descobertos apenas cerca de vinte anos atrás, porque suas pirâmides eram tão grandes que todos pensavam que eram colinas naturais.
Civilização Olmeca
A civilização olmeca é o nome dado a uma sofisticada cultura centro-americana datada entre 1200 e 400 AEC. Suas estátuas com cara de bebê levaram a algumas especulações bastante infundadas sobre conexões internacionais pré-históricas de navegação entre o que é hoje a África e a América Central, mas os olmecas foram incrivelmente influentes, espalhando sua arquitetura e um conjunto de plantas e animais domésticos pela América do Norte.