Após ser atacado por tigre, bode morre amigo dele; vídeo

SoCientífica

Um bode russo chamado Timur, cuja incomum amizade com um tigre lhe rendeu fama internacional, morreu, disse sexta-feira o diretor do parque de safári onde os dois moravam.

“O coração de Timur parou de bater em 5 de novembro”, disse Dmitry Mezentsev, diretor de um parque de safári fora do porto do Pacífico de Vladivostok, à AFP.

O bode, que se acredita ter cerca de cinco anos de idade, foi cremado e será enterrado “com todas as honras”, disse em comunicado sua mantenedora Elvira Golovina.

O bode morreu de causas naturais, mas sua saúde se deteriorou após uma briga com um tigre siberiano macho que ele inesperadamente fez amizade em 2015, disse Mezentsev.

Em uma história que cativou a Rússia, Timur foi enviado para o parque de safári como presa viva do tigre siberiano Amur.

Mas o tigre não tocou no bode quando entrou no recinto no final de 2015 porque ele não mostrou qualquer medo.

Os dois rapidamente se tornaram inseparáveis.

Mezentsev, que estuda tigres e leopardos, na época descreveu a improvável amizade como nada menos que um milagre e um “sinal de cima” para as pessoas serem mais gentis umas com as outras.

Timur e Amur dormiam no mesmo recinto, comiam e brincavam juntos. O tigre tentou ensinar o bode a capturar presas. Eles também batiam com a cabeça um no outro e se perseguiam.

Mas a amizade azedou à medida que o bode se tornou mais audacioso e começou a desafiar o grande felino.

“Timur incomodou o tigre por cerca de um mês”, disse Mezentsev.

Em janeiro de 2016, o tigre perdeu a paciência depois que a cabra pisou nele. Ele agarrou Timur e atirou-o de uma colina.

Os frenéticos foram separados, mas a saúde de Timur piorou.

Ele começou a coxear e perdeu um pouco do seu entusiasmo pela vida, enquanto permanecia “atrevido”, disse Mezentsev.

O parque enviou a cabra para Moscou para tratamento, mas ele nunca se recuperou totalmente do ataque do tigre, que ainda está vivo e vivendo no parque de safári.

Os proprietários agora planejam erguer um monumento de bronze no túmulo de Timur.

Muitos russos disseram online que ficaram tristes com a sua morte.

“Timur destemido, você permanecerá para sempre em nossos corações”, disse um enlutado.

FONTE / AFP via Phys

Compartilhar