Matemáticos descobriram uma maneira totalmente nova de multiplicar grandes números

Milena Elísios
(LagartoFilm / iStock)

Dois matemáticos da Austrália e da França criaram uma maneira nova forma de multiplicar números, enquanto resolviam um quebra-cabeça algorítmico que deixaria algumas das maiores mentes da matemática há quase meio século, no mínimo perplexos.

Multiplicar números pequenos pode ser muito fácil. Mas e se os números aumentarem? Bem, se as cifras ficarem pesadas a maioria de nós passaria a uma multiplicação longa: outro truque útil que aprendemos na escola e uma técnica confiável para multiplicar basicamente dois números juntos. Mas existe um problema com a multiplicação longa. É lento.

Mais significativamente, é um problema para os computadores, uma vez que seus próprios gargalos na execução de cálculos são impostos pelos limites da matemática abstrata que nós mesmos podemos compreender.

Basicamente, a multiplicação longa é um algoritmo, mas não é particularmente eficiente, pois o processo é inevitavelmente trabalhoso.

LEIA TAMBÉM: A matemática, finalmente, tem uma explicação científica do porquê suas juntas estalarem

Por acaso, os matemáticos realmente descobriram uma nova forma de calcular o quão difícil é a multiplicação longa.

Como o matemático David Harvey, da UNSW na Austrália, explica no vídeo abaixo, em uma multiplicação em que ambos os números têm três dígitos ( n = 3), o número de operações de multiplicação separadas envolvidas é na verdade 9, que é n 2:

À medida que os números aumentam, a quantidade de trabalho envolvido também aumenta, sempre sendo representada por n à potência de 2.

Embora seja ineficiente, o algoritmo de multiplicação longa era na verdade o algoritmo de multiplicação mais avançado que tínhamos até a década de 1960, quando o matemático russo Anatoly Karatsuba  descobriu que 1,58 era possível.

Uma década depois, dois matemáticos alemães fizeram outra descoberta: o algoritmo de Schönhage-Strassen, que conjeturou – mas nunca provou – que refinamentos adicionais também eram possíveis.

“Eles previram que deveria existir um algoritmo que multiplica números de n dígitos usando essencialmente operações básicas de n * log ( n )”, explica Harvey.

“Nosso artigo fornece o primeiro exemplo conhecido de um algoritmo que consegue isso”.

Segundo os pesquisadores, multiplicar dois números com um bilhão de dígitos cada pelo processo de multiplicação longa levaria meses para ser computados.

Usando o algoritmo Schönhage-Strassen, levaria menos de 30 segundos e, com a  prova teórica, seria ainda mais rápido – teoricamente – e pode até representar o algoritmo de multiplicação mais rápido e matematicamente possível.