Saúde & Bem-EstarMédicos encontram visitante inesperado ao abrir o crânio de paciente

Damares Alves3 meses atrás4 min
https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2019/06/tênia-2.jpg

Os médicos já tinham dado à Rachel Palma a notícia desanimadora de que ela tinha um tumor possivelmente maligno no cérebro.

Ela ficou em choque, não podia acreditar.

Em Setembro, cirurgiões do Hospital Monte Sinai, em Nova York, todos já estavam prontos para operar um tumor maligno, mas em vez disso se depararam com uma massa cinzenta encapsulada que lembrava um ovo de codorna.

Os médicos então removeram do cérebro a pequena massa cinzenta e levaram ao microscópio, o cortaram e  ficaram surpresos ao descobrir que se tratava de um ovo de tênia.

Palma disse ter ficado aborrecida e confusa em ter uma tênia em seu cérebro, e ao mesmo tempo aliviada pois isso significava que não tinha um tumor maligno e não precisaria passar por mais nenhum tratamento adicional.

Uma varredura mostrando a tênia no cérebro de Rachel Palma. (Sistema de Saúde Mount Sinai)

Palma afirmou que por muito tempo teve insonia, pesadelos e até alucinações.

Bobbi Pritt, diretor do Laboratório de Parasitologia Clínica do Departamento de Medicina Laboratorial e Patologia da Clínica Mayo, disse que Taenia solium não é comum nos Estados Unidos, mas quando as pessoas são infectadas, o parasita pode se apresentar de duas formas diferentes. A forma mais comum, ela disse, é a tênia adulta, que é ingerida a partir de carne de porco mal cozida e vive no intestino.

E forma larval, pessoas que têm a forma adulta derramam ovos microscópicos em suas fezes e, se não lavarem as mãos adequadamente, podem passar a tênia para os outros, disse Pritt.


O parasita. (Sistema de Saúde Mount Sinai)

Se uma pessoa com as mão infectadas de larvas de tênias preparam o alimento de uma outra pessoa, essa pessoa têm grandes chances de comer os ovos, as tênias em podem penetrar na corrente sanguínea e migrar pra qualquer parte do corpo, inclusive para o cérebro.

Fonte: The Washington Post

Posts relacionados