Pesquisadores resolvem mistério da galáxia sem matéria escura

SoCientífica
Crédito: Instituto de Astrofísica de Canarias

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC) esclareceu um mistério de 2018 no campo da astrofísica extragaláctica: a suposta existência de uma galáxia sem matéria escura.

Galáxias sem matéria escura são impossíveis de entender no contexto da teoria atual da formação de galáxias, porque o papel da matéria escura é fundamental para causar o colapso do gás da formação de estrelas. Em 2018, um estudo publicado na Nature anunciou a descoberta de uma galáxia que aparentemente carecia de matéria escura.

Agora, de acordo com um artigo publicado no Monthly Notices of Royal Astronomical Society (MNRAS), um grupo de pesquisadores do Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC) resolveu este mistério através de um conjunto muito completo de observações do KKS2000 04 (NGC1052 -DF2).

Os pesquisadores, perplexos porque todos os parâmetros que dependiam da distância da galáxia eram anômalos, revisaram os indicadores de distância disponíveis.

Usando cinco métodos independentes para estimar a distância do objeto, eles descobriram que todos eles coincidiam em uma conclusão: a galáxia está muito mais próxima do que o valor apresentado na pesquisa anterior.

O artigo original publicado na Nature afirmou que a galáxia está a uma distância de cerca de 64 milhões de anos-luz da Terra. No entanto, esta nova pesquisa revelou que a distância real é muito menor, em torno de 42 milhões de anos-luz.

Graças a esses novos resultados, os parâmetros da galáxia inferidos a partir de suas distâncias tornaram-se “normais” e se ajustam às tendências observadas traçadas por galáxias com características semelhantes.

O dado mais relevante encontrado através da nova análise de distância é que a massa total dessa galáxia é em torno de metade da massa estimada anteriormente, mas a massa de suas estrelas é apenas cerca de um quarto da massa estimada anteriormente. Isto implica que uma parte significativa da massa total deve ser composta de matéria escura.

Os resultados deste trabalho mostram a importância fundamental da medida correta das distâncias extragalácticas. Medir as distâncias de objetos que estão muito distantes sempre foi uma das tarefas mais desafiadoras da astrofísica.

ORIGINAL INGLÊS: Researchers solve mystery of the galaxy with no dark matter [Phys]

Compartilhar