FuturismoPopulação mundial se estabilizará e, logo após, decairá para sempre, segundo projeção

https://i0.wp.com/socientifica.com.br/wp-content/uploads/2019/05/ISS-40_Brazil_early_morning.jpg?fit=1200%2C799&ssl=1

Novos dados sobre a população humana preveem um “planeta vazio”.

Sabe-se que a população global está se precipitando em direção a uma catástrofe — alguns ponderam que até 2100 atingiremos 11 bilhões de pessoas.

Um novo livro, porém, examina os dados e chega a uma conclusão radicalmente diferente: em vez de continuar a subir, a população se estabilizará em cerca de 30 anos — e então começará a declinar, possivelmente para sempre.

O livro se chama “Empty Planet”, ainda sem tradução para o português, e foi escrito pelo jornalista John Ibbitson e pelo cientista político Darrell Bricker.

O principal argumento dos autores refere-se à mudança da perspectiva das pessoas com o acesso à informação. As velhas normas em torno das famílias e da fertilidade estão mudando rapidamente e as pessoas estão ficando cientes disso.

“Em 26 países, perguntamos às mulheres quantas crianças elas queriam, e não importa aonde você vá, a resposta tende a ser em torno de duas”, disse Ibbitson em uma nova entrevista à Wired. “As forças externas que costumavam influenciar pessoas a terem grandes famílias estão desaparecendo em todos os lugares. E isso está acontecendo mais rapidamente nos países em desenvolvimento.”

A visão de Ibbitson e de Bricker é audaciosa, e seria prematuro descartar projeções populacionais convencionais até que os especialistas tenham analisado seus números. Mas será importante determinar o futuro das tendências populacionais, argumenta a dupla, porque afeta as decisões que estamos tomando agora.

“Muitas pessoas que estão pensando sobre o futuro do mundo, a economia do futuro e o futuro do planejamento urbano estão baseando suas projeções no tamanho futuro da população humana”, disse Bricker à Wired. “E as pessoas realmente estão tomando decisões com base nisso.” [Futurism, Wired]