População mundial se estabilizará e, logo após, decairá para sempre, segundo projeção
 

FuturismoPopulação mundial se estabilizará e, logo após, decairá para sempre, segundo projeção

Redação2 semanas atrás4 min

Novos dados sobre a população humana preveem um “planeta vazio”.

Sabe-se que a população global está se precipitando em direção a uma catástrofe — alguns ponderam que até 2100 atingiremos 11 bilhões de pessoas.

Um novo livro, porém, examina os dados e chega a uma conclusão radicalmente diferente: em vez de continuar a subir, a população se estabilizará em cerca de 30 anos — e então começará a declinar, possivelmente para sempre.

O livro se chama “Empty Planet”, ainda sem tradução para o português, e foi escrito pelo jornalista John Ibbitson e pelo cientista político Darrell Bricker.

O principal argumento dos autores refere-se à mudança da perspectiva das pessoas com o acesso à informação. As velhas normas em torno das famílias e da fertilidade estão mudando rapidamente e as pessoas estão ficando cientes disso.

“Em 26 países, perguntamos às mulheres quantas crianças elas queriam, e não importa aonde você vá, a resposta tende a ser em torno de duas”, disse Ibbitson em uma nova entrevista à Wired. “As forças externas que costumavam influenciar pessoas a terem grandes famílias estão desaparecendo em todos os lugares. E isso está acontecendo mais rapidamente nos países em desenvolvimento.”

A visão de Ibbitson e de Bricker é audaciosa, e seria prematuro descartar projeções populacionais convencionais até que os especialistas tenham analisado seus números. Mas será importante determinar o futuro das tendências populacionais, argumenta a dupla, porque afeta as decisões que estamos tomando agora.

“Muitas pessoas que estão pensando sobre o futuro do mundo, a economia do futuro e o futuro do planejamento urbano estão baseando suas projeções no tamanho futuro da população humana”, disse Bricker à Wired. “E as pessoas realmente estão tomando decisões com base nisso.” [Futurism, Wired]

Você pode doar a partir de R$ 3 mensais e nos ajudar a expandir este projeto. Com a sua ajuda, poderemos alcançar mais pessoas e produzir um conteúdo de alta qualidade. Para doar, clique aqui. É um processo rápido e fácil.