Fósseis revelam que tigres com dentes de sabre podiam perfurar os crânios dos rivais

Damares Alves

Os gatos com dentes de sabre podem, às vezes, usar seus formidáveis ​​dentes caninos como armas mortais para perfurar os crânios de gatos rivais.

Já se suspeitava que os gatos Smilodon usavam seus enormes caninos para derrubar a presa , talvez arrancando a garganta da presa, mas alguns pesquisadores argumentaram que os dentes adeniformes, que poderiam crescer até 28 centímetros de comprimento nas maiores espécies, eram muito finos e frágeis para perfurar os ossos sem quebrar.

Mas uma nova análise de dois crânios do populador de Smilodon , uma espécie de gato com dentes de sabre que ronda o que hoje é a América do Sul, contesta essa ideia, diz uma equipe de pesquisadores argentinos liderada por Nicolás Chimento. Grandes orifícios de perfuração no topo dos crânios fósseis combinam com o tamanho e a forma dos caninos de gatos com dentes de sabre, relatam os pesquisadores na edição de maio da revista Compend Rendus Palevol. Ferimentos semelhantes às vezes são vistos nos crânios de gatos vivos, como leopardos, onças e chitas, escrevem os autores.

“Caninos Smilodon eram fortes o suficiente para penetrar ossos e eram formidáveis ​​armas de caça”, diz Chimento, paleontologista do Museu de Ciências Naturais Bernardino Rivadavia, em Buenos Aires. As feridas do crânio provavelmente foram feitas durante brigas enquanto “lutavam por territorialidade, acesso a fêmeas ou comida”.

Os crânios perfurados, datando da época do Pleistoceno Superior, em algum momento entre 11.000 e 126.000 anos, foram descobertos no nordeste da Argentina. Um colecionador amador encontrou um em 1992, enquanto o co-autor Javier Ochoa, paleontólogo do Museu Regional Florentino Ameghino, em Córdoba, encontrou o outro. É provável que os S. fatalis, próximos da América do Norte, tenham exibido um comportamento semelhante, diz Chimento. [Science News]