Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Zebra rara com ‘bolinhas’ é encontrada no Quênia: vídeo

Uma zebra rara é mostrada na Reserva Nacional Maasai Mara, no Quênia, em setembro de 2019. (Frank Liu / Instagram)

Foi na Reserva Nacional Masai Mara, no Quênia, que um guia turístico e fotógrafo chamado Antony Tira avistou uma zebra incomum, com o ‘casaco’ preto coberto de manchas brancas, e não manchas comuns, avistadas em zebras normais: eram pontos, ao invés de listras.

“No início eu pensei que era uma zebra que tinha sido capturada e pintada ou marcada para fins de migração”, disse Tira George Sayagie ao jornal queniano Daily Nation. “Eu estava confuso quando a vi pela primeira vez.

A causa da sua cor peculiar é o “pseudomelanismo”, uma característica genética que causa anormalidades nos padrões das listras de zebras. Esse tipo de evento é raro na natureza.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

“Há uma variedade de mutações que podem perturbar o processo de síntese da melanina e, em todos esses distúrbios, acredita-se que os melanócitos estejam normalmente distribuídos, mas a melanina que produzem é anormal”, conta Greg Barsh, geneticista do Instituto Hudson-Alpha de Biotecnologia.

Após a descobertas e divulgação nas mídias sociais, turistas começaram a chegar “em massa” no local para vislumbrá-la. Mas o futuro pode não ser brilhante para essa pequena zebra.

https://www.instagram.com/p/B2Y8fUbA3yu

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Tira, nome dado à pequena zebra, é, ainda, uma quase-recém-nascida, que foi encontrada por acaso. Ela se destaca no rebanho de outras zebras por conta de sua cor peculiar, o que pode, eventualmente, torná-la um ponto de referência para alguns predadores.

Outra questão, debatida há algum tempo por cientistas, é a função das listras das zebras, que muitos pensam que o padrão preto e branco pode, na verdade, ser como um repelente de moscas. Na África, as moscas carregam uma série de doenças que são fatais para as zebras, e suas pelagens finas as tornam especialmente fáceis de morder. Isso, contudo, é algo que somente o futuro irá responder, ao decorrer de sua vida na savana.

Se Tira conseguir se sair bem contra as moscas, ela também tem grandes chances de sair bem no seu meio social, já que cientistas observaram que zebras com características semelhantes puderam formar relações normais com outras zebras em outras ocasiões.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

FONTES / Smithsonian / National Geographic

LEIA TAMBÉM: Fóssil raro de 10 milhões de anos revela nova visão da evolução humana

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.