Você está imune depois que se recuperar da Covid-19?

Wellington Reis
Combatente de 99 anos da 2ª Guerra tem alta após se recuperar da Covid-19. (Imagem: Exame)

A Covid-19, a infecção respiratória causada pelo Coronavírus, ainda é um grande enigma para os cientistas de todo o mundo.

E uma grande dúvida que incomoda a todos nós é se, depois de uma pessoa se recuperar da Covid-19, será que ela se torna imune?

Essa pergunta definirá muito o quanto o isolamento social ainda durará no mundo, pois os governos estão na expectativa de que a população de torne imune ao longo do tempo. Porque, se isso acontecer, o vírus irá parar de se transmitir.

Como o organismo reage ao Coronavírus?

Quando as células do nosso organismo são atacadas por vírus, elas efetuam duas ações de emergência. Primeiro, elas chamam células imunológicas para enfrentar o vírus invasor, e, logo depois, essas células pedem para que as células da região que o vírus está atacando se fortaleçam, fazendo com que elas fiquem em modo defensivo.

Quando as células ficam em modo defensivo, elas diminuem o ritmo do metabolismo e param o transporte de proteínas e outras atividades das células, inclusive a transcrição, que é um processo em que instruções genéticas se tornam proteínas e outras moléculas.

No entanto, o organismo parece agir de maneira diferente contra o Coronavírus no segundo estágio. Pois, ao que parece, o Coronavírus bloqueia o segundo sinal que faz com que as células entrem em modo defensivo.

Isso faz com que as células ao redor da batalha entre o Coronavírus e as células protetoras do organismo acabem sofrendo muito dano, causando sérios prejuízos a nós.

Covid-19: uma batalha nos pulmões

O Coronavírus se replica nos pulmões, e é nesse local que ocorre o grande combate entre o sistema imunológico e o vírus.

As nossas defesas imunológicas protegem a nós atacando células infectadas, digerindo detritos e outros produtos químicos que são produzidos por células que estão morrendo. Eles chegam a matar células que estão ao redor de toda a contaminação para impedir que o vírus se prolifere. Entretanto, a defesa acaba se tornando um prejuízo ao longo do tempo.

Pois, quando a batalha com o vírus se prolonga, com ele invadindo cada vez mais células pulmonares, mais e mais do nosso tecido pulmonar fica destruído. Deste modo, líquidos começam a vazar para o pulmão, começando uma grave infecção.

Essas infecções são o grande motivo de alguns pacientes com Covid-19 ficarem em estado grave nos hospitais.

Uma boa notícia em meio ao caos

Mesmo que o Coronavírus cause todo esse dano, na maioria dos pacientes a primeira defesa contra o vírus costuma ser o bastante para eliminá-lo. E essas primeiras defesas são o necessário para que o organismo se torne imune ao vírus.

A grande questão, de acordo com o Live Science, é quanto tempo essa imunidade irá durar no organismo. Pois, com essa resposta, o mundo poderá ficar mais tranquilo para estipular o quanto as medidas de isolamento social irão perdurar.

Entretanto, não dependemos somente da imunidade natural do organismo, mas também as vacinas que já estão sendo desenvolvidas em todo o mundo.

Portanto, temos que ter em mente que a humanidade, mesmo que demore um pouco ainda, irá superar essa crise.