Vídeo raro mostra baleia jubarte amamentando filhote

Milena Elísios
Uma equipe de biólogos marinhos na costa do Havaí capturaram um vídeo raro de uma baleia jubarte amamentando filhote. (Licença NOAA 21476) Programa de Pesquisa em Mamíferos Marinhos UH Mānoa)

Uma equipe de biólogos marinhos na costa do Havaí capturou imagens raras de uma baleia jubarte amamentando o filhote. O momento incrível foi gravado usando etiquetas de ventosa não invasivas equipadas com câmeras colocadas na cauda de alguns filhotes.

Além de gravar, o equipamento permitiu que os pesquisadores medissem a velocidade e padrões de respiração das jovens baleias. Drones também foram usados para monitorar os grandes animais a partir do céu, para que os pesquisadores pudessem analisar seu tamanho e condição corporal.

A equipe também usou um drone neste projeto que gravou um clipe de uma mãe jubarte e seu filhote, enquanto os dois cutucavam gentilmente um ao outro com a cauda. (Imagens: (Licença NOAA # 21476) Programa de Pesquisa em Mamíferos Marinhos UH Mānoa)

Uma baleia jubarte amamentando filhote

O objetivo do estudo era descobrir com que frequência e por quanto tempo os filhotes mamam. Algo impossível para os pesquisadores observarem da superfície.

Uma equipe de biólogos marinhos na costa do Havaí capturaram um vídeo raro de uma baleia jubarte amamentando filhote. (Imagem: Licença NOAA 21476) Programa de Pesquisa em Mamíferos Marinhos UH Mānoa)

“Podemos realmente ver o que esses animais estão vendo, encontrando e experimentando”, disse Lars Bejder, diretor do Programa de Pesquisa em Mamíferos Marinhos, em um comunicado. “São imagens únicas e raras que estamos obtendo, o que nos permite quantificar a importância desta amamentação”.

Baleias jubarte (Megaptera novaeangliae) podem crescer entre 14 a 16 metros de comprimento e pesar até 45 toneladas. Elas migram para as águas de Maui durante os meses de inverno, que vão de Dezembro a Abril. Todos os anos, mais de 10.000 desses animais maciços migram para a área para aproveitar as águas mornas e rasas.

As gravações permitiram aos pesquisadores ver muitos comportamentos entre as mães e seus filhotes, além de como eles interagem entre si. E os dados do acelerômetro estão fornecendo informações importantes sobre padrões de movimento e respiração dos mamíferos marcados.