Vídeo: este pássaro pode imitar perfeitamente um bebê chorando

Rafael D'avila

As aves são exuberantes e chamam atenção por diversos motivos, entretanto, você não sabia que um pássaro pode imitar perfeitamente um recém-nascido… Até agora! Um pássaro-lira, da Austrália, consegue reproduzir com exatidão os sons que fazem parte de seu ambiente, e tem um repertório espetacular.

“O mais elaborado, o mais complexo e o mais belo de todos os pássaros”, afirmou o Sir David Attenborough. Pouco provavelmente alguém visite a Austrália por conta de uma ave, mas esse pássaro pode imitar os mais diversos sons que com certeza atraem visitantes. ‘Echo’, a criatura com asas de sete anos, mora no Zoológico Taronga, localizado em Sydney, sendo a atração mais requisitada, acima de tudo, quando reproduz choros de um bebê humano. Devido ao COVID, o lugar está de portas fechadas, permitindo que a ave aprimore suas habilidades.

De acordo com o ‘The Guardian’, há cerca de um ano o pássaro pode imitar os choros. “Presumo que o pegou de nossos convidados. Obviamente, ele tem trabalhado em sua nave durante o bloqueio”, disse a supervisora de pássaros da unidade, Leanne Golebiowski. “Há dois outros sons que ele faz no momento, que aprendeu recentemente. Um é o som de furadeira, assustadoramente preciso – o segundo é o nosso alarme de incêndio. O Echo ainda tem o anúncio ‘evacue agora’ bem claro”, finalizou.

Este pássaro pode imitar até mesmo sons de predadores para confundi-los

A siringe do pássaro-lira (órgão presente nas aves, responsável pela produção e emissão de sons) é bem simples, quando comparada com outras aves canoras. Sobretudo, consiste em apenas três pares de músculos, uma característica relativamente primitiva.

Este pássaro pode imitar um bebê chorando
Pássaro-Lira na natureza. Imagem: Wikimedia Commons

Este pássaro pode imitar um choro de bebê, mas ainda não há nenhuma explicação concreta sobre o que faz ele reproduzir os barulhos. Sabe-se, contudo, que os machos cantam mais nas épocas reprodutivas, enquanto as fêmeas usam essa habilidade para imitar sons de predadores, sugerindo ser um mecanismo de defesa.

“As aves liras, como as outras aves canoras, aprendem suas vocalizações – por isso é uma característica transmitida culturalmente”, disse a bióloga Anastasia Dalziell à Australian Broadcasting Corporation, em 2019.

“Significa que uma variação particular de suas canções é transmitida não apenas dos pais para os filhos, como característica herdada geneticamente. Sendo assim, também para irmãos e indivíduos não relacionados em várias gerações. Há pouca ou nenhuma mudança [no repertório] mesmo ao longo de décadas. Lyrebirds em grande parte aprenderam seu mimetismo com outros pássaros-lira. Ouvir os sons originais mantém esse mimetismo preciso”, concluiu.

Com informações de Science Alert.