Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Valonia ventricosa: um dos maiores organismos unicelulares da Terra

Valonia ventricosa
Imagem: Reprodução/Twitter

No oceano, no meio dos corais, você pode encontrar esse estranho organismo. Embora muitas vezes se pareça com uma pedra circular esverdeada e brilhante, trata-se de alga esférica chamada popularmente de alga perolada (Valonia ventricosa) ou sailor eyeball (olho do marinheiro, em tradução literal).

Essas pequenas bolas macias entusiasmam pesquisadores e mergulhadores por um simples motivo: elas são um dos maiores organismos unicelulares da Terra.

Imagem: Alexander Vasenin/Wikimedia/CC BY-3.0

Toda essa estrutura esferoide, de fato, é uma única célula. Mas, esse não é o tamanho que normalmente associaríamos a organismos unicelulares. Acontece que os globos oculares da Valonia ventricosa têm alguns truques na manga para ajudá-los a crescerem tanto. Primeiramente porque nem todos esses organismos são tão grandes quanto o da foto acima. Eles podem variar em tamanho, desde o tamanho de um grão de soja até o tamanho de um globo ocular, como o próprio nome sugere.

Imagem de microscopia de fluorescência das entranhas do globo ocular de um marinheiro; o núcleo é representado por n. (Shepherd et al., Protoplasma, 2004)

Mas, embora os globos oculares da Valonia ventricosa sejam uma só célula, eles possuem vários domínios citoplasmáticos, cada qual com seu próprio núcleo e cloroplastos. Isso significa que, se você tentasse abri-la, ela não iria explodir como um balão repleto de organelas.

De fato, esmagar o globo ocular da Valonia ventricosa pode fazer com que mais deles surjam, já que os organismos necessitam de possuir apenas um núcleo para se tornarem um globo ocular completamente novo.

Da próxima vez que visitar um recife de corais, tente encontrar essa linda alga verde brilhante que têm encantado cientistas e mergulhadores ao redor do mundo.

Com informações de Science Alert.

Graduada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e divulgadora científica por paixão. Aqui na SoCientífica abordo sobre temas variados, mas sempre guiados por boa pesquisa e o rigor científico.