Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Urso pardo e lobo são flagrados brincando, caçando e viajando juntos

O fotógrafo Rautianien flagrou um urso pardo e um lobo, caçando, brincando e até compartilhando alimento em interação inédita na natureza

Urso pardo e lobo trabalhando juntos

Urso pardo e lobo são animais ferozes, que possuem necessidade de se alimentar igual outras espécies que vivem na selva, é a mãe natureza agindo. Mas, um fotógrafo finlandês capturou uma interação nunca vista antes na natureza: Um urso pardo e lobo lado a lado em busca de comida.

Esses dois grandes animais, principalmente o urso pardo, que chega até 2,8 metros e coloca rivais correr, não são muito amigos, ainda assim, algumas vezes atuam em parceria para localizarem prezas e carcaças de animais. Fato é que pessoas que acompanham a natureza por muito tempo acabam se deparando com situações inusitadas, como foi neste caso.

Urso pardo e lobo lado a lado em busca de comida?

Normalmente grandes animais, aqueles predadores que passam boa parte do tempo em busca de comida, raramente trabalham junto com outras espécies, já que querem tudo para si. Ao longo da história ursos e lobos não são amigos, pelo contrário, como dividem um espaço próximo os combates entre os dois animais são bem comuns em algumas partes do mundo.

Continua depois da publicidade

As duas espécies dividem praticamente o mesmo espaço, e logo as mesmas prezas. Urso pardo e lobo lado a lado caçando e brincando juntos foram flagrados por Lassi Rautiainen, de 56 anos, em um deserto no norte da Finlândia, nas imagens é possível identificar um jovem lobo cinza e um grande urso trabalhando de maneira cooperada.

O autor da foto respondeu o jornal Daily Mail sobre o momento raro. “Ninguém pode saber exatamente por que ou como o jovem lobo e urso se tornaram amigos”, disse Rautiainen. “Acho que talvez eles estivessem sozinhos, jovens e um pouco inseguros sobre como sobreviver sozinhos”, completou.

A dupla divide uma carcaça. (Imagem: Lassi Rautianien)

Existiam outros ursos e lobos próximos

Essa é uma boa história, que fica ainda mais intrigante pelo fato de que existiam outros animais destas espécies nas redondezas, e que mesmo assim a dupla preferiu trabalhar junta. Segundo Rautiainen, o urso pardo e o lobo chegaram a atuar juntos por 10 dias antes da separação.

Ursos pardos e lobos são animais dominadores, que dificilmente apresentam um comportamento de medo, mas dessa vez pode ter sido diferente. “Parece-me que eles se sentem seguros em estar juntos, e assim todas as noites se reuniam para o jantar”, especulou o fotógrafo.

Continua depois da publicidade
Urso pardo e lobo brincam na água. (Imagem: Lassi Rautianien)

Quem é o fotógrafo?

Lassi Rautiainen trabalha em uma empresa de safári, que mostra a vida selvagem como ela é, próximo de Kajanni, um município da Finlândia, capital de Kainuu. O homem afirma que os lobos estão entre os últimos animais que passou a fotografar, por outro lado, os ursos estão entre os primeiros “modelos” de sua carreira fotográfica.

O homem tem experiência como fotógrafo da vida selvagem há mais de quatro décadas, atuando nisto desde 1978. Segundo ele, na maioria das vezes as duas espécies preferem se evitar, outras vezes duelam por territórios, sendo que o trabalho lado a lado em busca de comida é a mais rara de todas as interações.

O fotógrafo Rautianien flagrou um urso pardo e um lobo, caçando, brincando e até compartilhando alimento em interação inédita na natureza
Segundo o fotógrafo, esse animais provavelmente estavam inseguros sobre como sobreviver sozinhos quando se juntaram e provavelmente se sentem mais seguros juntos. (Imagem: Lassi Rautianien)

Publicação original SoCientífica.

Erik Behenck
Publicado por

Erik Behenck é jornalista, adora novas descobertas e apaixonado pela escrita.


Populares hoje

Mente & Cérebro

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários...

Plantas & Animais

No fim da década passada, em 2007, cientistas russos, húngaros e norte-americanos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla, enquanto avaliavam aproximadamente 70 antigas tocas...

História & Humanidade

100.000 anos atrás, um grupo de 36 neandertais caminhou ao longo de uma praia no sul da Espanha. Durante a caminhada, vários indivíduos deixaram...

Mundo Estranho

Esta semana moradores da cidade de Cracóvia, na Polônia teriam se trancado em casa assustados com uma ‘criatura aterrorizante’ que estaria escondida nas árvores perto...