Um wolverine raro foi avistado vagando pela Califórnia

Damares Alves
Imagem: California Department of Fish and Wildlife

Em meio à vastidão da Sierra Nevada da Califórnia, um solitário wolverine foi avistado, marcando sua presença pela segunda vez em mais de um século. “Uma vez, os wolverines vagavam livremente no terreno montanhoso da Sierra Nevada da Califórnia. Mas, devido à caça, armadilhas e outras atividades humanas, eles desapareceram do estado em 1922”, segundo a Smithsonian Magazine.

O avistamento foi confirmado por especialistas em wolverines do Serviço Florestal dos EUA, que relataram “múltiplas observações” do mesmo animal elusivo no mês passado. As aparições ocorreram em dois locais distintos: na Floresta Nacional de Inyo e no Parque Nacional de Yosemite. O animal foi identificado em fotos e vídeos capturados por diferentes indivíduos nos respectivos locais.

Ryan Campbell, um dos observadores, estava aproveitando um dia de esqui tardio na Mammoth Mountain quando viu o animal. “Nós o vimos correndo em direção a um grupo próximo de árvores”, disse Campbell. “Então, notamos por que ele começou a correr. Um esquiador estava descendo a encosta e fez o salto, provavelmente sem nunca ter visto o quão perto estavam.”

De onde vem o wolverine?

Os oficiais de vida selvagem acreditam que o wolverine provavelmente caminhou até o Golden State a partir de uma população vizinha. Algo semelhante aconteceu entre 2008 e 2018, quando um wolverine apelidado de “Buddy” começou a aparecer em câmeras de trilha na Floresta Nacional de Tahoe. Testes de DNA de Buddy indicaram que ele provavelmente viajou todo o caminho desde a Cordilheira Sawtooth de Idaho.

A última vez que Buddy foi detectado foi em janeiro de 2018, e considerando que os wolverines geralmente vivem entre 12 e 13 anos, o animal recém-avistado provavelmente é um indivíduo diferente. “Isso torna o novo – apenas o segundo em 101 anos – ainda mais emocionante”, disse Daniel Gammons, um cientista ambiental do California Department of Fish and Wildlife (CDFW).

image 7
Este foi o primeiro wolverine avistado em 100 anos, em 2021. Imagem: NPS Photo

O futuro do wolverine

Os oficiais de vida selvagem agora esperam obter uma amostra da saliva, fezes ou cabelo do wolverine para realizar testes genéticos. Assim como com Buddy, essa análise poderia revelar informações sobre a origem do animal. Eles estão pedindo ao público para ficar de olho em qualquer criatura semelhante a um wolverine na Sierra Nevada e relatar todas as observações através do sistema de Relatório de Incidentes de Vida Selvagem do CDFW.

Embora se pareçam com ursos, os wolverines são na verdade o maior membro da família dos furões. Eles não têm uma população estabelecida na Califórnia, mas conseguiram sobreviver no Canadá e no Alasca e estão presentes em pequenos números nas montanhas Rochosas e Cascade.

Proteção e Conservação

Na Califórnia, eles são listados como “ameaçados” sob a lei de espécies em perigo do estado, o que torna ilegal possuir, matar ou comprar esses animais. Os wolverines não estão atualmente listados sob a lei federal de espécies em perigo, mas após algumas idas e vindas legais, o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA está atualmente avaliando se eles deveriam estar. Globalmente, a União Internacional para a Conservação da Natureza considera os wolverines como uma espécie de “menor preocupação”, embora liste a população europeia como “vulnerável”.

Este avistamento raro e emocionante nos lembra da beleza e da resiliência da vida selvagem, mesmo diante das adversidades. E, enquanto os esforços de conservação continuam, quem sabe quantos outros “Buddies” poderão ser avistados nas montanhas da Califórnia nos próximos anos?

Compartilhar