Um asteroide com sua própria lua passou bem próximo da Terra

Milena Elísios
Imagens do radar Range-Doppler, capturou imagens de um asteroide com sua própria lua próximo da Terra. Créditos da imagem: Observatório de Arecibo)

Um grande asteroide com sua própria lua passou bem próximo da Terra na semana passada. Ele foi observado enquanto sobrevoava nosso planeta a uma distância segura.

O asteroide foi descoberto em 27 de janeiro pela pesquisa da ATLAS em Mauna Loa, no Havaí, e se encaixa na definição de asteroide potencialmente perigoso devido ao seu tamanho e distância mínima de intersecção da órbita da Terra. Mas não se preocupe, o asteroide 2020 BX12 não representa perigo no momento e já está se afastando da Terra.

Enquanto o objeto interestelar seguia seu curso, os astrônomos do Grupo de Ciência de Radar Planetário do Observatório Arecibo, em Porto Rico, fotografaram o 2020 BX12. Ao analisar as imagens obtidas, logo eles perceberam o asteroide não estava sozinho. Tratava-se de um pequeno sistema binário, com uma minúscula lua de cerca de 70 metros.

“Análises preliminares sugerem que o asteroide primário é um objeto redondo com pelo menos 165 metros de diâmetro, girando aproximadamente uma vez a cada 2,8 horas ou menos”, escreveram os pesquisadores em um anúncio.

“O satélite tem um diâmetro de aproximadamente 70 metros e gira uma vez a cada 49 horas ou menos. A distância entre os dois corpos é de pelo menos 360 metros, como observado em 5 de fevereiro. O movimento do satélite entre as duas observações, feitas com aproximadamente 23 horas de intervalo, sugere um período orbital mútuo de 45 a 50 horas e seria consistente com um satélite bloqueado por maré.”, completaram.

Não é completamente incomum que um asteroide com sua própria lua seja observado. Esses pequenos satélites que rodeiam asteroides são chamados “luas de planeta menor” e o objeto astronômico ao qual elas orbitam é conhecido como “planeta menor”. Até este mês foram documentados 384 planetas menores conhecidos ou suspeitos de terem luas. Cerca de 60 asteroides próximos à Terra dos cerca de 16.400 conhecidos têm pelo menos uma lua.

O 2020 BX12 faz parte do grupo Apollo de asteroides próximos da Terra que oscila entre a órbita da Terra e depois de Marte. Ele deve passar por Marte em junho deste ano e só chegará tão perto da Terra como aconteceu essa semana daqui a 90 anos.