Connect with us

História

Tumba de sacerdote de 3.000 anos é descoberta intacta no Peru

Published

on

Em uma descoberta que adiciona uma nova dimensão à nossa compreensão da antiga cultura andina, arqueólogos desenterraram os restos de um sacerdote de 3.000 anos no Complexo Arqueológico de Pacopampa, no Peru.

Localizado nas terras altas de Cajamarca e situado a 2140m acima do nível do mar, este sítio tem sido um tesouro de artefatos históricos. Os restos recém-descobertos, referidos como o ‘Sacerdote de Pacopampa’, foram enterrados um metro abaixo da superfície e datam de aproximadamente 1200 anos a.C.

Acompanhando os restos mortais do sacerdote estavam pequenas tigelas de cerâmica. Esses artefatos, junto com o corpo do sacerdote, foram incinerados sob seis camadas de terra preta misturada com cinzas. Próximo ao local do enterro, duas tigelas decoradas e dois selos – um com um rosto humano e outro com um jaguar – foram descobertos.

Advertisement

O Sacerdote de Pacopampa antecede tanto a “Dama de Pacopampa” quanto os “Sacerdotes do Jaguar Serpente”, desenterrados em 2009 e 2015 respectivamente. O Ministério da Cultura do Peru confirma que esta descoberta é pelo menos 500 anos mais antiga. Este sacerdote também antecede o Sacerdote dos Pututus, encontrado em 2022.

O crédito por esta notável descoberta vai para o Professor Emérito Yuji Seki do Museu Nacional de Etnologia do Japão, juntamente com o Professor Daniel Morales e Juan Pablo Villanueva da Universidad Nacional Mayor de San Marcos, no Peru. Seki chamou a descoberta de “peculiar” devido à posição incomum do corpo do sacerdote e à presença de um osso em forma de tupu (pino).

Advertisement
Advertisement
Colagem de produtos em oferta

Aproveite nossas ofertas imperdíveis

Garimpamos as promoções mais quentes da internet para você economizar no que realmente vale a pena.

VER OFERTAS

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.