Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Robôs assassinos já estarão disponíveis em 2021, segundo especialistas

Robôs assassinos não são tão difíceis de construir quanto você imagina – e eles poderão estar aqui mais cedo do que você imagina.

Imagem ilustrativa

“Tecnologicamente, as armas autônomas são mais fáceis do que os carros autônomos”, disse Stuart Russell, professor de ciência da computação da UC Berkeley, à revista Vox . “As pessoas que trabalham nas tecnologias relacionadas acham que seria relativamente fácil montar uma arma muito eficaz em menos de dois anos”.

Esses são dois dos incômodos argumentos citados em uma nova matéria da Vox focada no estado das armas autônomas, sistemas alimentados por inteligência artificial que poderiam tomar a decisão de usar força letal sem qualquer intervenção humana.

O público pode não estar ciente de quão próximos estamos de robôs assassinos, porque eles não sabem como a tecnologia seria, disse o professor de inteligência artificial da Universidade de New South Wales, Toby Walsh, à Vox .

Continua depois da publicidade

“Quando as pessoas ouvem ‘robôs assassinos’, pensam no Exterminador do Futuro, pensam em ficção científica, pensam em algo que está longe”, disse Walsh. “Em vez disso, são tecnologias mais simples, muito mais próximas e que estão sendo prototificadas enquanto falamos.”

A matéria da Vox sugere que essas “tecnologias mais simples” podem ser drones aprimoradas com a tecnologia de reconhecimento facial para atacar apenas alvos identificados – e essa é uma perspectiva totalmente aterrorizante, dados os muitos e muitos exemplos de imprecisão dessa tecnologia.

O que poderia dar errado?

Armas totalmente autônomas tornarão mais fácil e barato matar pessoas – um sério problema por si só nas mãos erradas. Mas os opositores de armas autônomas letais alertam que as conseqüências poderiam ser muito piores que isso.

Continua depois da publicidade

FONTE: Death by algorithm: the age of killer robots is closer than you think. [Vox]

 

Continua depois da publicidade
Comentários

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.