Connect with us

Hi, what are you looking for?

Ciência

Quanto tempo o nosso corpo leva para eliminar substâncias alcoólicas?

como o corpo absorve bebidas alcoolicas
Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/bridgesward-6083077/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=2578446">bridgesward</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=2578446">Pixabay</a>

Se o álcool é absorvido muito rapidamente pelo organismo, o nível de álcool no sangue atinge seu máximo, em média, em 30 minutos com o estômago vazio e em uma hora durante uma refeição. Por outro lado, o organismo precisa de muito mais tempo para eliminar substâncias alcoólicas de uma vez.

Como nosso corpo absorve o álcool?

Quando ingerimos bebidas alcoólicas, o álcool passa para o sangue antes de ser gradualmente eliminado pelo fígado.

Linha Widmark e substâncias alcoólicas pelo fígado

O nível de álcool no sangue diminui de 0,1 g para 0,15 g por hora, de acordo com um ritmo definido pela “linha Widmark”. Entretanto, o limite dessa linha varia muito de individuo para individuo. Por isso ouvimos que “fulano é fraco para bebida”.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

LEIA TAMBÉM: Bebida alcoólica danifica seu DNA e aumenta os riscos de câncer, demonstra novo estudo

Por fenômenos sucessivos, o fígado transforma o álcool em acetaldeído e depois em acetato. Em seguida, entra no ciclo de energia e é finalmente transformado em água e dióxido de carbono.

Quanto tempo para o organismo eliminar substâncias alcoólicas?

Para calcular se o álcool já foi absorvido e, por exemplo, saber quando você pode voltar a dirigir, é preciso começar a contar a partir do momento em que o nível máximo de álcool no sangue for atingido (30 minutos após a absorção, se estiver em jejum, 1 hora se estiver bebendo durante uma refeição) e não a partir do momento em que a última bebida foi ingerida.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

No entanto, o melhor é pedir para outra pessoa dirigir ou chamar um táxi, pois a conta pode ser mais complexa. Isso porque a eliminação e absorção da bebida depende de cada pessoa e de como o organismo consegue metabolizar o álcool.

LEIA TAMBÉM: Cientistas curaram ratos alcoólatras disparando lasers em seus cérebros

Aproximadamente 90% da substância é absorvida na primeira hora, mas a eliminação total pode demorar até 12 horas. Contudo, outros fatores determinam a velocidade da absorção, como a quantidade de álcool ingerida, o peso da pessoa, o sexo e capacidade do metabolismo de cada um. 

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Absorção e eliminação de substancias alcoólicas
Fonte: G1

Sem receitas milagrosas

Nenhuma receita milagrosa pode acelerar a eliminação do álcool. Não é adianta engolir café forte puro ou beber vários copos de água de uma só vez. Exercícios físicos também não adiantam, apenas fará com que você perca água e não diminua o nível de álcool no sangue, pois apenas uma pequena parte do álcool ingerido evapora através da transpiração. O único remédio é o tempo.

FONTE / Futura-science

Adriana Tinoco
Publicado por

Adriana Tinoco de Vasconcelos, a.k.a Dri Tinoco, é graduada em Letras através da UERJ e atua como redatora web, revisora de textos, podcaster e youtuber.

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...