Connect with us

Hi, what are you looking for?

Pets

Proteja seu cachorro no calor: veja as nossas dicas

cachorro no calor
Aprenda as ações corretas a serem adotadas com o seu cão no calor. (Pixabay)

A onda quente em algumas épocas do ano é um fenômeno perigoso para nós e também pode ser para o seu cachorro. Nossos amigos peludos sofrem muito com as altas temperaturas.

Então, como protegê-los? Existem medidas preventivas? E o mais importante: como reconhecer se o seu cachorro está com insolação? São numerosas as perguntas que você precisa fazer para si mesmo quando é um proprietário de cachorro, uma delas é essa última pergunta que o salva desse mal.

Portanto, aprenda as ações corretas a serem adotadas no calor.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Como proteger o seu cachorro no calor?

cachorro bebendo água
(Pixabay)
  • Hidratação

    O cão precisa de água limpa e fresca regularmente. Esta afirmação é duas vezes mais verdadeira em climas quentes.

    Logo, lembre-se de trocar a água com frequência, só não coloque gelo. Isso porque a água muito fria não hidrata adequadamente seu animal de estimação.
  • Ar respirável

    O calor é sufocante para humanos e animais. O seu cachorro no calor se sentirá melhor em uma sala com sombra e arejada. O ar condicionado também é uma boa maneira de resfriar a sala, mas você pode desligá-lo e brincar com o seu cão na frente de ventiladores.

    Assim também, os cães adoram água. Então, um pouco de refresco com uma ducha (não muito fria) pode fazer muito bem para o seu cão.
  • Evitar sair para passear com temperaturas mais quentes

    Não é recomendável o passeio entre meio dia e quatro horas da tarde. Prefira os passeios no parque matinais ou noturnos. O ar é mais respirável e o solo mais fresco.

    Lembre-se que os cães tem almofadas em contato direto com o solo quente. Ou seja, ele mesmo pode se queimar apenas andando.

    Portanto, seja cuidadoso.
  • Não deixe seu cão dentro do veículo

    Seu cachorro o segue para onde você for? No verão, não o deixe no carro, mesmo que por alguns minutos! Seu animal de estimação pode ficar rapidamente desidratado e até morrer de calor.

    Assim, você é responsável por seu cão, como é responsável por seus entes queridos.

Cuidado com a insolação

Se você mora à beira-mar ou se a sua casa tem piscina, seu cão certamente encontrará um refresco. No entanto, o cachorro no calor pode ser vítima de hidrocussão decorrente de um choque térmico. Então, antes de deixá-lo vagar na água, molhe-o.

Mesmo que você se esforce para dar ao seu cão o melhor durante o tempo quente, ele ainda pode sofrer de insolação.

insolação
(Pixabay)

Então, veja alguns sintomas para detectar uma insolação:

  • Vômito e diarreia;
  • Respiração acelerada e anormal (quando o animal mostra a língua e a boca permanece aberta);
  • Tremores (os músculos do animal tremem como se estivesse com frio);
  • Comportamento passivo e letárgico (o animal parece estar em coma);
  • Vários distúrbios (mal-estar, perda de consciência);
  • Aumento da temperatura corporal.

Concluindo, o aumento na temperatura pode ser detectado sentindo a orelha ou a pata do cão. Mas, ainda é melhor usar o termômetro.

Amanda dos Santos
Publicado por

Trabalha como redatora e produtora de conteúdo. Graduada em Comunicação Social e atua como colaboradora na SoCientífica.

Mente & Cérebro

Os corvos são considerados modelos de cognição em psicologia animal, e são uma das mais fortes evidências de que a consciência é um fenômeno...

Plantas & Animais

No oceano, no meio dos corais, você pode encontrar esse estranho organismo. Embora muitas vezes se pareça com uma pedra circular esverdeada e brilhante,...

Plantas & Animais

Cientistas descreveram, em um estudo publicado no Journal of Mammalian Evolution, uma nova espécie gigante de um dente-de-sabre, Machairodus lahayishupup, que teria vivido na América do...

Plantas & Animais

Um novo estudo mostrou que os tubarões, assim com as aves, se orientam pelo campo magnético da Terra para realizar migrações de longa distância.