Projeto BioGenoma da Terra avança no sequenciamento da vida

Agência FAPESP
Consórcio internacional estabelece a base para o sequenciamento de milhares de espécies de plantas, animais, protozoários e fungos na primeira fase do projeto.

O Projeto BioGenoma da Terra (EBP, na sigla em inglês) estabeleceu, em seu primeiro ano de atuação, a fundação necessária para completar a primeira fase do projeto, cujo objetivo é sequenciar o DNA de todas as espécies eucarióticas da Terra.

A primeira fase da iniciativa envolve o sequenciamento, nos próximos três anos, de espécies que representem cada uma das cerca de 9,3 mil famílias de plantas, animais, protozoários, fungos e outros microrganismos Detalhes do projeto foram apresentados em um encontro realizado na Rockefeller University, em Nova York, no fim de agosto.

LEIA TAMBÉM: Você pode ter o seu genoma completo sequenciado. Mas você deveria?

“Foi um ano de tremendo progresso para o EBP, com interesse ampliado e apoio da comunidade científica, de agências de financiamento, de entidades filantrópicas e do público em geral”, disse Harris Lewin, professor da University of California, Davis e presidente do EBP.

Segundo Lewin, membros do EBP e projetos afiliados têm liderado o caminho no “desenvolvimento de padrões e na entrega de genomas de referência de alta qualidade”. Entre os projetos afiliados ao EBP estão o G10K Vertebrate Genomes Project (VGP) e o Tree of Life.

LEIA TAMBÉM: Cefalópodes “inteligentes” trocam a evolução do genoma pela prolífica edição de RNA

O EBP é um consórcio internacional que reúne pesquisadores, universidades, institutos de pesquisa, agência de fomento e outras organizações de diversos países. A FAPESP participa com os programas de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA) e de Pesquisa em eScience e Data Science.

“O EBP tem uma importância monumental para o nosso futuro. Estou extremamente animado em ver o projeto ganhar impulso e tenho grande expectativa com a riqueza de conhecimento científico que será produzida ao longo da próxima década”, disse Sir Mike Stratton, diretor do Wellcome Sanger Institute, no Reino Unido, uma das instituições participantes do projeto.