Como é possível ouvir o som do mar numa concha? A resposta é simples. Mas é provável que você se decepcione: isso é simplesmente impossível. Os sons que ouvimos quando colocamos nosso ouvido em uma concha não são os sons do mar.
Na verdade, a concha — como qualquer objeto cilíndrico oco e fechado — atua como um ressonador. Em outras palavras, amplifica os sons que a penetram. Os sons que atingem a abertura da cavidade são refletidos nas paredes lisas e duras da concha. E dependendo da forma e do tamanho da concha, o som percebido pelo nosso ouvido será diferente. Por exemplo, uma cavidade maior será mais profunda.
As conchas amplificam o nosso som
A origem do som que reverbera da concha quando colada ao nosso ouvido é atribuída à nossa própria circulação sanguínea. E nós ouvimos melhor porque o gesto isola um pouco nosso ouvido do ruído externo. O afastamento da concha do ouvido ou em direção ao nosso ouvido causa variações no som regular de zumbido.
E se este zumbido nos faz lembrar o som do mar, é provavelmente por associação de ideias. A experiência também pode ser feita colocando uma xícara no ouvido, ou mesmo a sua mão. Pessoas com zumbido pulsátil — causado por pressão alta, sopro no coração ou inflamação do ouvido — ouvem esses ruídos o tempo todo.