Connect with us

Hi, what are you looking for?

Pets

Por que cães enterram ossos? Este comportamento foi herdado dos lobos

Por que os cães enterram ossos
Mohan Nannapaneni no Pexels

Os caninos definitivamente adoram ossos e sempre que possível eles irão gastar horas a fio tentando acessar a medula dentro do osso. Já explicamos aqui o por quê disso. Mas você já se perguntou por que os cães enterram ossos?

Um cachorro certamente ficará muito feliz em ganhar um osso, se ele amar muito o presente, é bem possível que o enterre. Este comportamento está relacionado aos ancestrais dos cães domésticos, incluindo cães selvagens e o lobo cinzento, que viviam em uma dieta a base de “fartura ou fome”.

Pexels

Mas afinal, por que eles fazem isso?

Os canídeos selvagens levavam e levam até hoje uma vida difícil. Embora precisem de carne todos os dias, estes animais nem sempre a encontravam. Portanto, quando conseguiam alimentos eles festejavam e se empanturravam, pois provavelmente não teriam outra refeição por alguns dias.

A escassez e a incerteza do dia seguinte também significava que os canídeos não podiam desperdiçar o alimento que não lhes cabia na barriga, por isso eles enterravam. Enterrar o alimento pode não fazer muito sentido para nós, mas isso mantém a comida longe do sol, da sujeira e de outros carnívoros que poderiam roubá-la. Os lobos modernos ainda fazem isso na natureza, como mostra um estudo publicado na revista Ethology.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Por que os cães escondem ossos
Osterhagen por Pixabay

“A razão pela qual um cachorro enterra algo é guardá-lo para mais tarde”, disse Teoti Anderson, treinador profissional de cães e consultor de comportamento animal, ao Live Science. “Quando você não sabe quando encontrará sua próxima refeição, faz sentido esconder as sobras.”

Os cães esquecem onde enterram os ossos?

Obviamente, o seu cãozinho tem alimento todos os dias e não precisa guardar comida para um dia de fome, mas acontece que este é um comportamento instintivo e que ele não pode controlar. Se houver alimento de sobra, ele tem grandes chances de enterrar algo.

Como os cães não esquecem onde guardam os ossos? Bem, cientistas já encontraram uma resposta para esta pergunta. Um estudo publicado na revista Applied Animal Behavior Science mostrou que os cães não tem qualquer dificuldade em encontrar os ossos ou objetos que eles enterram. Muito pelo contrário, na verdade, eles sabem exatamente onde tudo está. E provavelmente isso se dá devido ao seu faro excepcional. Os cães têm um olfato muito, muito apurado, cerca de 10.000 a 100.000 vezes mais poderoso do que o dos seres humanos.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Damares Alves
Publicado por

Apaixonada pela natureza, me tornei redatora e hoje escrevo exclusivamente sobre ciência. Meu objetivo é que todos possam ter acesso a pesquisas importantes e descobertas incríveis que são realizadas todos os dias.

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.