Polvo dumbo raro é encontrado durante expedição

Rafael Motta
Imagem: Nautilus

Durante uma expedição marítima da Nautilus, transmitida pela Ocean Exploration Trust e feita a cerca de 1,6 km de profundidade por um veículo operado remotamente (ROV), pesquisadores avistaram uma espécie rara conhecida como polvo dumbo.

Trata-se de uma belíssima (e rara) ocasião: a criatura só é encontrada, e com dificuldades, nas profundezas do oceano. O motivo é que a pressão é muito alta e a luminosidade é muito baixa.

Estudar o polvo dumbo também é uma tarefa desafiadora, pois espécies abissais costumam ser bem difíceis de serem encontradas e capturadas. Apenas 20 espécies de polvos dumbo foram descritas até o momento em que este artigo foi escrito.

O animal foi encontrado na Fossa de Porto Rico, e essa descoberta é bastante simbólica: afinal, essa é a primeira vez em que a espécie é encontrada naquela região. Estudiosos acreditam que há muitas outras espécies de polvo dumbo a serem descobertas.

Muita beleza envolvida

Um membro da Nautilus se mostrou bastante impressionado com o que viu:

Uau! Estou feliz por ter visto um espécime vivo. Oh, as orelhas flácidas!

Os pesquisadores ficaram impressionados com o fato de o polvo ter uma coloração tão pálida: uma das hipóteses tem a ver com o contraste entre as fortes luzes do ROV e do oceano sombrio.

Além disso, os estudiosos afirmaram que o polvo dumbo estava a cerca de 20 metros acima do solo marítimo. Um deles acredita tratar-se de uma espécie intitulada Grimpoteuthis.

Sobre o polvo dumbo

Esta espécie faz parte dos polvos pelágicos da família Opisthoteuthidae e são chamados de “dumbo” por conta de serem os únicos polvos que têm barbatanas. Eles são capazes de viver até 4.000 metros de profundidade.

Além disso, eles também são capazes de produzir luz bioluminescente e mudar a cor da pele para se camuflarem. Essa espécie é ovovípara, ou seja, os ovos eclodem dentro do corpo da fêmea e seus filhos nascem vivos.

No entanto, muitas coisas ainda não são conhecidas sobre os polvos dumbo: tecnologias marítimas estão sendo empregadas e desenvolvidas para mapeá-los adequadamente e, com isso, estudar seus hábitos com maior propriedade.

Compartilhar