Connect with us

Hi, what are you looking for?

Arte & Filosofia

Pintura oculta é descoberta em quadro de Picasso

picasso
Os detalhes ocultos na obra de Picasso. Foto: Instituto de Arte de Chicago

Pablo Picasso é considerado um dos maiores nomes da pintura em todos os tempos. Até hoje novas descobertas continuam sendo feitas em suas obras. Dessa vez, encontraram um desenho escondido no quadro abstrato “Natureza Morta”, pintado em 1922.

A descoberta foi feita por uma equipe do Instituto de Arte de Chicago, que estava olhando de perto a pintura. O objetivo principal era entender as diferentes camadas de tinta aplicadas na obra, principalmente nas regiões onde parece estar enrugada.

Assim, utilizaram raios X e infravermelho, encontrando “uma jarra, uma caneca e um objeto retangular que pode ser um jornal”, diz o artigo publicado recentemente e que revela a descoberta. Todos eles sobre o que possivelmente é uma mesa ou um assento de cadeira.

Continua depois da publicidade

VEJA TAMBÉM: Novas imagens revelam detalhes da pintura oculta sob obra-prima de Leonardo Da Vinci

Picasso adorava pintar sobre obras prontas

Conforme a equipe, Picasso tinha gosto por pintar sobre obras anteriores. Ainda assim, era mais comum que seus novos traços fossem feitos para compor os trabalhos anteriores. Mas, especificamente neste caso o pintor utilizou uma espessa camada branca de tinta, antes de fazer a obra abstrata.

“Isso parece um tanto incomum na prática de Picasso, pois ele costumava pintar diretamente sobre composições anteriores, permitindo que as formas subjacentes aparecessem e influenciassem a pintura final”, escreveu a equipe.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, o bloqueio de Picasso impediu a visualização de detalhes da pintura anterior. De fato, a equipe acredita que o desenho oculto é do pintor, já que é semelhante a uma obra exposta no Museu de Arte de Gotemburgo, na Suécia.

picasso
O desenho oculto estava embaixo dessa pintura. (Imagem: Instituto de Arte de Chicago)

Os segredos por trás de “Natureza Morta”

A pintura “Natureza Morta” carrega a data de 4 de fevereiro de 1922. Segundo a equipe, ele entregou a obra para Gertrude Stein, que era sua amiga e importante patrocinadora da arte moderna no início do século XX.

Provavelmente a obra foi desenvolvida entre o fim de 1921 e o começo de 1922. Assim, o artista detalhou objetos 3D em diferentes planos geométricos e em variados pontos de vista. O trabalho foi pintado durante a fase linear ou cubista.

A pesquisa indicou que além dos desenhos ocultos, a imagem passou por tentativas de conservação e restauração, com a utilização de uma resina acrílica e tinta colocada em rachaduras na superfície. Isso contribuiu para a conservação moderna, já que foi possível conhecer as cores originais da pintura.

Continua depois da publicidade

O estudo foi publicado na revista SN Applied Sciences. Com informações de Live Science.

Erik Behenck
Publicado por

Erik Behenck é jornalista, adora novas descobertas e apaixonado pela escrita.


Populares hoje

Física & Química

O urânio é um elemento químico famoso pela aplicação em usinas de energia nuclear e bombas atômicas. Esse elemento radioativo tem o número atômico...

Planeta & Ambiente

Os filmes de ficção científica sempre nos fazem imaginar acerca de como seria o mundo caso um alienígena usasse seus “poderes” contra os humanos....

Plantas & Animais

Resgatar um animal é uma tarefa bastante complicada. Agora, imagine ter que salvar uma manada de uma espécie de girafa em extinção, que estão...

Notícia

Há 20 mil anos, a Terra estava passando pela mais recente de suas eras glaciais. Devido a alterações na atmosfera do planeta, enormes coberturas...