Peixe olhos de barril é avistado por uma equipe de cientistas

Letícia Silva Jordão
Imagem: MBARI

O peixe olhos de barril, uma espécie bizarra que possui uma cabeça transparente e olhos verdes em forma de órbita que espiam pela sua testa, foi filmado por uma equipe de cientistas do Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI) na Baía de Monterey, próximo a Califórnia.

Esse peixe é raramente visto, sendo que a equipe avistou ele somente noves vezes, mesmo enviando veículos operados remotamente em mais de 5 mil mergulhos no habitat natural do animal. Semana passada esse cenário mudou quando o peixe olhos de barril foi visto suspenso na água pela equipe.

A filmagem foi uma experiência única aos pesquisadores

Vídeo: MBARI

Com um veículo operado remotamente a uma profundidade de cerca de 650 metros, os cientistas conseguiram avistar o animal, aparecendo de forma distante no imenso oceano. Knute Brekke estava pilotando o veículo e Thomas Knowles manteve a câmera focada no animal, enquanto um burburinho de excitação circulava entre a equipe na sala de controle.

“Todos nós sabíamos que esta provavelmente era uma experiência única na vida, uma vez que a criatura esquiva é vista muito raramente”, disse Knowles.

A luz do veículo operado remotamente, os olhos do peixe brilhavam em um verde brilhante, fazendo com que ele fosse facilmente visto e identificado através do seu escudo claro e cheio de líquidos que cobria a cabeça do peixe.

Segundo a MBARI, seus olhos podem ser orientados diretamente para cima na direção do topo da sua cabeça, e também para frente. Em frente aos seus olhos, tem duas entradas utilizadas para o animal cheirar.

História natural do peixe olhos de barril continua desconhecido

O peixe olhos de barril teve sua primeira descrição em 1939, quando um grupo de pescadores tentaram capturar esse animal em redes que foram destruídas pelos mesmos por causa do seu escudo transparente.

O habitat desse peixe varia do Mar de Bering, no Japão, até a Baía de Monterey, próxima a Califórnia. Eles vivem em uma parte do oceano chamada de zona crepuscular, que fica entre 200 a 800 metros de profundidade, abaixo da superfície do oceano em um local onde fica quase que completamente escuro.

Até hoje, os cientistas ainda não sabem quantos peixes olhos de barril existem no oceano. “Não temos controle sobre o tamanho da população, exceto em um sentido relativo” disse Bruce Robison, um cientista sênior do MBARI.

A partir de estudos anteriores, os cientistas acreditam que o peixe olhos de barril permanece quase que completamente imóvel enquanto aguardam por presas desavisadas. Eles se alimentam de zooplâncton e águas-vivas, mas os pesquisadores também acreditam que ele possa roubar a comida de sifonóforos, um animal parecido com as águas-vivas, mas que o peixe olhos de barril consegue se proteger dos tentáculos por conta do seu escudo na cabeça.

Em 2022, o Aquário da Baía de Monterey fará uma nova exposição chamada “Into the Deep: Exploring Our Undiscovered Ocean“, onde mostrará diversas criaturas do fundo do oceano, como isópodes gigantes e aranhas marinhas. O peixe olhos de barril vai seguir no fundo do mar, já que os cientistas não o conhecem suficientemente para montar um aquário adequado para a espécie.