O maior ovo do mundo foi descoberto acidentalmente em um armário

Giovane Sampaio
Um ovo de pássaro-elefante leiloado comparado com um ovo de galinha.

Uma funcionária do Museu de Ciência da cidade de Buffalo, em Nova York, nos Estados Unidos, acidentalmente descobriu o maior ovo do mundo. O ovo gigante e intacto do extinto pássaro-elefante (Aepyornis maximus), estava abandonado em um armário do museu, e é um dos poucos exemplares que sobreviveu.

O ovo do pássaro foi abandonado há mais de meio século. Segundo a revista Smithsonian, sua última exibição em público foi na década de 1950. E, após isso, o ovo foi enviado para o museu e esqueceram ele. 

O maior ovo do mundo foi descoberto por acaso

O museu estava em processo de atualização de seu catálogo, enviando dados escritos em antigos livros para o sistema. Ao inserir os dados no sistema de computadores, contudo, Paige Langle, gerente de coleções de zoologia, encontrou um armário que não era procurado há algum tempo. Dentro havia um ovo enorme de cor creme, medindo 30 centímetros de comprimento, 78 de circunferência e pesando mais de 1 quilograma.

Uma funcionária do Museu de Ciência da cidade de Buffalo, em Nova York, nos Estados Unidos, acidentalmente descobriu o maior ovo do mundo.
Esqueleto de um pássaro-elefante. (Imagem: Wikimedia)

Para a surpresa dela, o ovo estava rotulado como se fosse um modelo, uma cópia do original. Mas parecia muito real.

“Eu tentei encolher os ombros, mas quanto mais eu olhava de perto a superfície da casca do ovo e sentia o peso dele, mais eu pensava que ele deveria ser real,” disse Paige Langle em entrevista ao Smithsonian.

A análise mostrou que o ovo era real. Mais tarde, no arquivo, havia registros de que o museu o adquiriu em 1939.

Acredita-se que o pássaro-elefante tenha sido extinto devido aos seres humanos. Seu habitat natural era em Madagascar. Seus ovos eram tão grandes que era possível alimentar várias famílias com eles, uma vez que é igual a 150 ovos de galinha em volume. Portanto, era um animal muito cobiçado para as sociedades humanas mais primitivas.

Uma funcionária do Museu de Ciência da cidade de Buffalo, em Nova York, nos Estados Unidos, acidentalmente descobriu o maior ovo do mundo.
Paige Langle. (Imagem: WGRZ-TV)

Menos de 40 ovos desses tipos sobreviveram intactos no mundo, mas a grande maioria está em coleções particulares. Eles estão, atualmente, bastante valorizados. Para se ter noção, em 2013, no leilão da Christie’s, em Londres, um ovo de pássaro-elefante foi vendido por 100 mil dólares.

Compartilhar