O Coronavírus está afetando as pessoas de diversas formas, pois a rotina que muitos tinham como normal por anos agora foi modificada totalmente.
O que as pessoas podem ainda não ter percebido é que o Coronavírus, através dessa mudança drástica de rotina, pode estar modificando os sonhos delas.
Para entender como isto está acontecendo, temos que saber como funciona os mecanismos da estrutura do sono, e como elas podem estar sendo modificadas pela situação atual do mundo.
Como o sono funciona?
O sono pode ser divido em duas fases principais, NÃO-REM e REM. Mas se acalme, a definição de cada fase é muito simples.
O sono NÃO-REM é a primeira fase do sono e a mais longa, ocupando cerca de 70% de nosso sono total.
É nessa fase que há um descanso mais profundo, havendo pouca atividade mental, e uma grande secreção de hormônios.
O sono REM, por sua vez, é a menor e última fase do sono, em que ocorrem uma grande atividade mental, como sonhos e a recuperação emocional.
Como o Coronavírus está afetando os sonhos?
Segundo uma matéria do site New Scientist, a universidade britânica King’s College London fez uma pesquisa em que mais de 60% das pessoas disseram que estão dormindo mais que antes da quarentena.
Apesar de ser uma pesquisa feita somente no Reino Unido, é razoável supor que grande parte do mundo está na mesma situação.
Muito disso acontece porque as pessoas não tem de se arrumar ou se deslocar para o trabalho, sobrando mais tempo para dormir.
Dormindo mais horas de sono, é mais fácil chegar ao sono REM, que é a fase do sono em que sonhamos.
Como a maioria dos sonhos acontece de manhã, pouco antes de acordarmos, se não formos interrompidos por um despertador, vai ser mais fácil lembrarmos deles.
O conteúdo dos sonhos e o Coronavírus
Se você está sonhando coisas esquisitas durante essa quarentena, saiba que isso é completamente normal.
O conteúdo dos sonhos normalmente incorpora nossas lembranças recentes, principalmente aquelas que tem maior carga emocional.
Isso acontece porque, principalmente durante a fase REM, os sonhos são a maneira com que lidamos com nossos problemas.
Portanto, se você sonha estar doente, ou em uma ilha deserta, nada mais é do que seu cérebro lidando com o que você está passando.
Compartilhando sonhos
Falar sobre o que se sonha pode ser um ótimo jeito de lidar com o estresse da quarentena, como também de outros problemas. Porque, como já dito, seu cérebro se foca em situações que são relevantes para você durante o dia.
Compartilhar sonhos com amigo ou o parceiro é uma forma de se fortificar nessa fase tão cinza do mundo.
Uma dica extra sobre o sono
Como está chegando a época de provas, que provavelmente serão online para você, não deixe de manter o sono em dia.
Pois é na tão falada fase REM em que processamos nossas memórias. Isso quer dizer que tornamos memórias que seriam esquecidas em memórias permanentes.
Portanto, não deixe de dormir bastante depois de estudar, assim você cicatriza tudo o que estudou no seu cérebro.