Novo telescópio da NASA poderá detectar planetas que nunca verão a luz do dia

Felipe Miranda
Ilustração do Telescópio Espacial Nancy Grace Roman. (Créditos da imagem: NASA)

Muitos e muitos planetas nunca verão a luz do dia. Esses planetas ocultos estão perdidos e escondidos pela imensidão do universo, isolados de quaisquer possibilidades trazidas pela existências das estrelas.

Eles são chamados de ‘rogue planets’, em inglês, mas podemos traduzir para ‘planeta vigarista’, ou algo nesse sentido – e nem preciso explicar o motivo. Os planetas rebeldes são bastante distintos dos planetas comuns por diversas características diferentes.

À mercê do caos, do frio e da escuridão, eles pairam sozinhos pelo vazio do universo em busca do nada. Esta é a verdadeira descrição de solidão. Eles, portanto, estão basicamente em uma quarentena (brincadeiras à parte).

O Sol trás vida – e não só a vida propriamente dita, no entanto. Digo vida no sentido daquilo que vemos na beleza dos planetas que orbitam o Sol. Entretanto, esses planetas rebeldes são escuros, e não obedecem a ninguém. Podem passar sua vida sem serem descobertos.

Pois bem, o Telescópio Espacial Nancy Grace Roman, um observatório espacial de 4 bilhões de dólares que está em desenvolvimento pela NASA, poderá possibilitar a detecção dos ‘planetas vigaristas’.

O telescópio leva o nome de Nancy Grace Roman, uma das principais responsáveis pelo Telescópio Espacial Hubble. Importantíssima, foi a primeira mulher a exercer um cargo executivo na NASA.

“À medida que nossa visão do universo se expandiu, percebemos que nosso sistema solar pode ser incomum”, diz em um comunicado Samson Johnson, da Universidade Estadual de Ohio, EUA.

“Roman nos ajudará a aprender mais sobre como nos encaixamos no esquema cósmico das coisas, estudando planetas rebeldes”, explica. Johnson, estudante de pós-graduação, liderou uma pesquisa que analisa suas capacidades.

O estudo, que analisa a capacidade do Telescópio Espacial Grace Roman em se detectar planetas órfãos de estrelas, foi publicado no dia 21 de agosto no periódico The Astronomical Journal.

Como detectar planetas que nunca verão a luz do dia?

A tecnologia se desenvolve rápido. Entretanto, até o telescópio entrar em operação, essa tecnologia já começa a “ficar velha”. Agora, com James Webb e Grace Roman, está nascendo uma nova geração de satélites, muito superior ao idoso e guerreiro Hubble, que nos impressiona até os dias de hoje.

O estudo de Johnson prevê que a capacidade do observatório de detectar  objetos de massa planetária de flutuação livre (FFPs), vulgo planetas vigarista, seja de pelo menos dez vezes a nossa capacidade atual.

Para apresentar um resultado tão satisfatório, ele deverá utilizar de um mecanismo, permitido pelo lindo funcionamento das leis da física, chamado de microlente gravitacional.

A microlente gravitacional trata-se da amplificação da imagem de um objeto utilizando a distorção causada pela gravidade de um terceiro. É como uma lente de aumento cósmica, baseada na gravidade.

Nesse caso, o planeta não seria amplificado pela microlente gravitacional, mas sim ele geraria esse efeito. Ao passar em frente a uma estrela, os astrônomos poderiam detectar a pequena variação que ele causaria.

“O sinal de microlente de um planeta invasor dura apenas entre algumas horas e alguns dias e depois desaparece para sempre”, explica o professor Matthew Penny, coautor do estudo.

“Isso os torna difíceis de observar da Terra, mesmo com vários telescópios. Roman é uma virada de jogo para buscas de planetas desonestos”, completa o pesquisador.

O estudo foi publicado The Astronomical Journal. Com informações de Science Alert e NASA.