Mulher explica como foi cair na planta mais perigosa do mundo

Damares Alves
Dendrocnide moroides. Imagem: Wikimedia/New Scientist
Destaques
  • Mulher cai na Dendrocnide moroides, uma das plantas mais perigosas do mundo, enquanto praticava mountain bike.
  • A dor causada pela planta é descrita como insuportável, podendo persistir por meses após o contato.
  • Alguns animais, como besouros e marsupiais, conseguem lidar com a planta tóxica.

Uma mulher relatou a experiência de cair na Dendrocnide moroides, uma das plantas mais mortais do mundo, conhecida como gympie-gympie na Austrália. A planta, um tipo de urtiga, é extremamente tóxica, principalmente em seus caules.

A vítima, Naomi Lewis, de 42 anos, caiu na planta enquanto praticava mountain bike em Cairns, na Austrália. “A dor estava além do insuportável. O corpo chega a um limiar de dor e então comecei a vomitar”, contou Lewis à ABC News.

Para tentar aliviar a dor, seu marido comprou tiras de cera e, com a ajuda de outras pessoas, removeu o máximo possível dos pelos da panta. No hospital, onde Lewis ficou internada por uma semana, os médicos aplicaram cobertores quentes em suas pernas e controlaram suas dores. “Tive quatro filhos – três cesarianas e um parto natural”, disse Lewis. “Nenhum deles chega nem perto.”

Apesar de ter recebido alta com analgésicos, nove meses após o incidente, Lewis ainda sente dores repentinas e agudas em suas pernas. Outras pessoas que tiveram contato com a planta descreveram a dor como “o pior tipo de dor que você pode imaginar”.

A dor causada pela gympie-gympie é geralmente descrita como aguda, atingindo o pico após 20 a 30 minutos. Os pelos podem permanecer na pele por até seis meses, causando picadas recorrentes se a pele for pressionada com força ou lavada com água quente ou fria, segundo a pesquisadora Marina Hurley.

Curiosamente, foram encontradas marcas de mordidas na planta, sugerindo que existem animais capazes de lidar com a planta tóxica. Hurley identificou alguns dos animais resistentes, como besouros, outros insetos e marsupiais.

Embora o contato com a gympie-gympie seja extremamente doloroso, é importante conhecer a planta e os animais que conseguem resistir a ela. Esse conhecimento pode ajudar na prevenção de acidentes e no tratamento de vítimas que tenham contato com essa perigosa planta australiana.