Você já pode imaginar que alimentar tubarões é uma péssima ideia, e um vídeo de alguns meses atrás está aqui para comprovar essa teoria.
No início do ano, um grupo de turistas estava em um cruzeiro em Dugong Bay, na costa da Austrália, quando quatro tubarões-enfermeiro (Nebrius ferrugineus) nadaram perto da parte de trás do barco. Várias pessoas começaram a jogar peixes na água perto dos tubarões, um dos quais media quase 2 metros de comprimento.
LEIA TAMBÉM: Imagens de tubarão misterioso do mar profundo foram registradas
Até que a jovem Melissa Brunning decidiu alimentar os animais diretamente com a mão. Ela simplesmente botou o peixe na água e esperou que o animal pegasse o alimento. Quando o tubarão pegou a comida, suas mandíbulas se fecharam em seu dedo e a puxaram para a água – um momento aterrorizante que uma de suas amigas capturou em vídeo.
Nas imagens, Brunning é vista curvada em direção à água, com o peixe na mão, enquanto um tubarão passa. Quando se aproxima, ela coloca a mão na água, e depois grita ao ser mordida e puxada para a água.
A woman has been dragged into the ocean by a shark while she was standing on the back of a boat at a popular tourist spot in Western Australia. The shark grabbed hold of her finger while she was trying to hand-feed it. #7News pic.twitter.com/2bOegdF2eo
— 7NEWS Melbourne (@7NewsMelbourne) July 1, 2018
“Aconteceu tão rápido”, disse Brunning à 7 News Melbourne, e a dor foi tão insuportável que ela pensou inicialmente que seu dedo havia sido arrancado completamente.
“Parecia que estava rasgando o osso”, disse ela. “Eu não conseguia nem olhar para o dedo porque pensei que tinha sumido.”
O acidente foi inquestionavelmente angustiante, mas classificá-lo como “ataque de tubarão”, seria errôneo, pois Brunning literalmente colocou um punhado de comida – junto comsua mão – na boca do tubarão voluntariamente; o animal simplesmente reagiu como ele normalmente na presença de alimentos, como explica o ecologista e pesquisador de tubarões David Shiffman, escreveu em um tweet em 2 de julho.
A própria Brunning reconheceu sua responsabilidade por tentar alimentar os tubarões, afirmando firmemente que a culpa era inteiramente dela, que o tubarão era irrepreensível e que ela teve muita, muita sorte que sua lesão não fosse “muito pior”, disse ela.
As suspected. Person does something unnecessary and dangerous with a wild animal, headlines blame the animal https://t.co/NDJYZkpTGF
— Dr. David Shiffman 🦈 (@WhySharksMatter) July 2, 2018
Os tubarões-enfermeiro são relativamente robustos, com fileiras de dentes afiados, esses animais podem crescer até 3,2 metros de comprimento, afirmam representantes do Departamento de Agricultura e Pesca de Queensland em uma descrição da espécie.
FONTES / Perth Now / Live Science
Uma versão dessa matéria foi publicada em 26 de setembro de 2019.