Ao fazer um buraco no piso de uma casa em Edimburgo, na Escócia, um encanador que faria um reparo no local encontrou algo um tanto inesperado: uma garrafa com uma mensagem com nada mais e nada menos do que 135 anos de idade.
O encanador de de 50 anos, chamado Peter Allan encontrou a garrafa quando destacou o piso da casa. O curioso é o fato de que o encanador conseguiu furar o piso da casa no local exato onde a garrafa de uísque foi deixada por seu remetente, no século 19.
Para ler o bilhete, Allan levou a descoberta para a dona da casa, Eilidh Stimpson, que precisou quebrá-la para ler o que dizia o bilhete. Stimpson é médica e mora na casa com seu marido e com seus dois filhos, um de oito e outro de dez anos de idade.
“A sala tem 10 pés por 15 pés [cerca de 3 por 4,5 metros] e eu cortei exatamente ao redor da garrafa sem saber que ela estava lá. Não consigo acreditar”, disse Allan em entrevista à BBC. “Eu estava movendo um radiador e cortei um buraco aleatório para encontrar a tubulação e lá estava, não sei como isso aconteceu”.
“Levei para a mulher lá embaixo e disse: ‘Olha o que eu encontrei debaixo do seu piso'”, explica o encanador.
Ela, então, optou por esperar seus filhos para ver a novidade e explorar junto a eles.
“Quando busquei eles na escola, falei que tinha algo realmente emocionante para dizer e eles perguntaram ‘Vamos comer cachorros-quentes no lanche?'”, disse Stimpson.
“Eles tentaram adivinhar mais algumas vezes e então eu disse a eles que uma mensagem em uma garrafa havia sido encontrada em nossa casa. Eles ficaram muito animados e pensaram que talvez fosse um tesouro”, explica a médica ao jornal britânico.
Ela diz, ainda, que seus filhos tentaram várias maneiras de tirar o papel de dentro da garrafa por meio de pinças e outras ferramentas que possibilitariam a extração do manuscrito. No entanto, o papel começou a rasgar e Stimpson optou por quebrar a garrafa com um martelo para que o papel não rasgasse mais durante a sua retirada da garrafa.
“Estávamos todos nos aglomerando, apontando lanternas para a mensagem e tentando ler, foi tão emocionante”.
Escrito por trabalhadores, o bilhete diz: “James Ritchie e John Grieve instalaram este piso, mas não beberam o uísque. 6 de outubro de 1887”.
Foi procurado no senso de 1881 os nomes dos dois homens. Descobriram, então, que eles moravam a poucos quilômetros da casa, em Newington, Edimburgo.
Ela se animou com a descoberta, mas dona da casa não gostou muito da ideia de ter quebrado a garrafa, afinal, assim como o papel, é um objeto histórico, uma relíquia de mais de um século de idade encontrada ao acaso.
“Me sinto absolutamente terrível por ter quebrado uma garrafa de 135 anos, mas foi a única maneira de alcançar o bilhete. Guardei todos os pedaços num Tupperware”, disse a médica.
Segundo a BBC, um curador da Biblioteca Nacional da Escócia fez uma recomendação que ela guardasse o bilhete em um envelope livre de ácidos para a conservação dele.
“Encomendei alguns envelopes e acho que, no fim das contas, vamos enquadrar o bilhete com um pedaço da garrafa, como o gargalo, porque é uma coisa muito emocionante e adorável de se ter”.
Antes de fechar o buraco, eles pretendem colocar uma nova garrafa, mas desta vez com uma mensagem deles. Além disso, o novo bilhete conterá uma transcrição da mensagem.
“Pensar que ficou lá todo esse tempo e poderia ter ficado lá para sempre é incrível. Não é apenas dos anos 1970 ou algo assim, é muito mais antigo, é muito legal”