Connect with us

Hi, what are you looking for?

Ciência

Matemático cria forma mais simples de resolver equações quadráticas

Na época de escola, com certeza um dos assuntos que você mais deve ter odiado na matemática são as chatas equações quadráticas.

O professor Po-Shen Loh. (Créditos da imagem: Reprodução)

No ensino médio, ou no final do fundamental, com certeza um dos assuntos que você mais deve ter odiado na matemática são as equações quadráticas. Apesar de não serem difíceis, são extremamente chatas de se trabalhar.

É basicamente aquele sistema de decoreba: você decora um algoritmo, substitui os elementos a, b e c e encontra o x, ou o f(x), vulgo y, ou seja lá qual for a incógnita que você está buscando.

Recentemente, um matemático chamado Po-Shen Loh, da Universidade Carnegie Mellon, localizada em Pittsburgh, no estado da Pensilvânia, EUA, disse que há uma forma muito mais simples de se resolver.

Continua depois da publicidade

Para Loh, a função quadrática é um “notável triunfo dos primeiros matemáticos”. Os primeiros registros dela remetem há cerca de quatro milênios, ainda durante a Civilização Babilônica.

Os babilônios eram exímios matemáticos, além de outros destaques como civilização. Um dos mais lembrados é o Código de Hamurabi, que foi imortalizado pela expressão “olho por olho, dente por dente”.

O código institui uma lei que é chamada de lei de talião. Registra, na verdade. As leis eram orais, e Hamurabi, então rei babilônio, registrou de forma escrita, formando o primeiro conjunto escrito de leis conhecido.

Continua depois da publicidade

Voltando para a matemática, a função quadrática foi um dos avanços dessa civilização. Entretanto, Loh lamenta pelo novo método simples, perdido pelos milênios e divulgado apenas agora, por ele.

“É lamentável que, para bilhões de pessoas em todo o mundo, a fórmula quadrática seja também a primeira (e talvez única) experiência de uma fórmula bastante complicada que eles precisam memorizar”, diz o matemático em seu artigo.

Po-Shen Loh descreve o novo método de resolução de equações quadráticas e como ele chegou neste, em um artigo publicado apenas como preprint, até o momento, disponível no ArXiv.

Continua depois da publicidade

Como é esse tal ‘novo método’ para equações quadráticas?

Se você não se lembra do que é uma equação de segundo grau, talvez possa se lembrar dessa famosa palavra: ‘fórmula de Bhaskara’. Isso, aquela fórmula que você aprendeu no nono ano.

A equação quadrática recebe esse nome porque o x, a incógnita principal, é elevado ao quadrado. Comumente, a equação é: ax² + bx + c = 0, onde a, b e c são números que seguem algumas regras.

A resolução da equação é feita por meio da fórmula de Bháskara: x = -b 2a, onde (delta) representa b² – 4ac. Se você não conhece, pode parecer complicado, mas é bem simples na verdade.

Continua depois da publicidade

Por ser elevado ao quadrado, o x recebe dois valores, por isso existe o + e – juntos após o b. Cada letra representa uma posição de número, então basta substituir tudo e facilmente resolver a equação, e você terá dois valores, ambos equivalentes a x.

O novo método consiste em, basicamente, encontrar dois valores, de forma que possam ser colocados na forma (x-r).(x-s), onde r e s representam números que possuem soma equivalente a -b e produto (multiplicação) equivalente ao termo c.

Uma explicação detalhada pode ser acessada no site do matemático, clicando aqui, ou por meio do vídeo abaixo, feito pelo professor Hao-Nhien Vu, ministrado e legendado em inglês.

Continua depois da publicidade

Po-Shen Loh diz que embora nunca tenha ouvido falar, pode ser que outras pessoas já saibam do método. Ele, entretanto, não encontrou nada semelhante na língua inglesa.

Com informações de Science Alert.

Continua depois da publicidade

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.