Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Kraken: a história real por trás do monstro lendário

(Imagem: Olha Pankiv/Shutterstock)

De acordo com a mitologia escandinava, existe uma criatura marinha enorme chamada Kraken. Essa criatura é descrita como um povo gigantesco, assustador, ou como um ser parecido com uma lula que destroça navios.

Mas o que essa história tem de verdade? Existem algum animal que se assemelha a esse ser assustador? É o que veremos neste artigo.

Segundo algumas histórias, o Kraken era tão grande que seu corpo podia ser confundido com uma ilha. Mas existe alguma chance de um animal real existir por trás dessas lendas assustadoras?

Continua depois da publicidade

Registros históricos

A primeira vez que o nome Kraken é mencionado é na Örvar-Oddr, uma história irlandesa que fala de dois monstros marinhos, o Hafgufa (névoa do mar) e o Lyngbakr (dorso da urze). Hafgufa provavelmente é uma referência ao Kraken.

Em 1250, um trabalho científico irlandês Konungs skuggsja falou sobre a criatura, dizendo que se existia somente dois porque não conseguiam se reproduzir. O trabalho ainda explicou que o Kraken prenderia peixes ao esticar seu pescoço como um arroto. Há informações também que essa criatura emitia um forte cheiro quando ia se alimentar.

A grande coleta de peixes do Kraken foi entendida pelos marinheiros como uma forma de ameaça-los, para que eles ficassem longe.

Continua depois da publicidade

No Systema Naturae (1735), uma classificação taxonômica de organismos vivos pelo botânico, médico e zoólogo sueco Carolus Linnaeus, o Kraken foi classificado como um cefalópode, com um nome científico Microcosmus marinus. No mesmo livro, o Kraken é considerado um monstro único, que habita os mares da Noruega.

O que o Kraken era?

O historiador dinamarquês Erik Pontoppidan descreveu o Kraken como uma fera redonda, plana e cheia de armas ou galhos, mais surpreendente que toda a criação animal. Contudo, grande parte dos estudos já feitos sobre a criatura afirmam que ela é uma mistura de espécies de polvo ou lula, como a lula Humboldt.

(Imagem: Shutterstock)

As pessoas diziam que o Kraken sempre ficava no fundo do mar e ia a superfície para buscar comida, e que, quando ele encontrava humanos, sempre havia problemas. No entanto, outros contos diplomáticos diziam que a criatura era como “a travessura do mar”, algo até mais leve do que suas histórias assustadoras.

Entre essas histórias, o Kraken é descrito como uma besta gigante que captura navios cheios de homens, que eram engolidos e levados as profundezas do mar.

Continua depois da publicidade

Caso o Kraken não conseguisse puxar o navio de uma vez, ele nadaria em volta do navio até afundá-lo. Historiadores creem que realmente o mito do Kraken se originou da lula gigante, o que explicaria a descrição do “arroto” ou “cocô” emitido pela criatura. Desse modo, as pessoas podiam ter feito uma confusão quando viam a lula expelindo tinta para se proteger.

A lula gigante pode ter até 13 metros, e é raramente vista por seres humanos, pois vive em águas profundas. Mesmo hoje, ainda há um grande mistério em volta dessa criatura, pois, com a imensidão do oceano, poderia sim haver um animal desconhecido para nós.

Com informações de Ancient Origins.

Continua depois da publicidade
Avatar
Publicado por

É formando de Psicologia pela Faculdade do Futuro e redator freelancer focado no estudo do ser humano, seus comportamentos e na sociedade.


Populares hoje

Física & Química

O urânio é um elemento químico famoso pela aplicação em usinas de energia nuclear e bombas atômicas. Esse elemento radioativo tem o número atômico...

Planeta & Ambiente

Os filmes de ficção científica sempre nos fazem imaginar acerca de como seria o mundo caso um alienígena usasse seus “poderes” contra os humanos....

Plantas & Animais

Resgatar um animal é uma tarefa bastante complicada. Agora, imagine ter que salvar uma manada de uma espécie de girafa em extinção, que estão...

Notícia

Há 20 mil anos, a Terra estava passando pela mais recente de suas eras glaciais. Devido a alterações na atmosfera do planeta, enormes coberturas...