Kraken: a história real por trás do monstro lendário

Wellington Reis
(Imagem: Olha Pankiv/Shutterstock)

De acordo com a mitologia escandinava, existe uma criatura marinha enorme chamada Kraken. Essa criatura é descrita como um povo gigantesco, assustador, ou como um ser parecido com uma lula que destroça navios.

Mas o que essa história tem de verdade? Existem algum animal que se assemelha a esse ser assustador? É o que veremos neste artigo.

Segundo algumas histórias, o Kraken era tão grande que seu corpo podia ser confundido com uma ilha. Mas existe alguma chance de um animal real existir por trás dessas lendas assustadoras?

Registros históricos

A primeira vez que o nome Kraken é mencionado é na Örvar-Oddr, uma história irlandesa que fala de dois monstros marinhos, o Hafgufa (névoa do mar) e o Lyngbakr (dorso da urze). Hafgufa provavelmente é uma referência ao Kraken.

Em 1250, um trabalho científico irlandês Konungs skuggsja falou sobre a criatura, dizendo que se existia somente dois porque não conseguiam se reproduzir. O trabalho ainda explicou que o Kraken prenderia peixes ao esticar seu pescoço como um arroto. Há informações também que essa criatura emitia um forte cheiro quando ia se alimentar.

A grande coleta de peixes do Kraken foi entendida pelos marinheiros como uma forma de ameaça-los, para que eles ficassem longe.

No Systema Naturae (1735), uma classificação taxonômica de organismos vivos pelo botânico, médico e zoólogo sueco Carolus Linnaeus, o Kraken foi classificado como um cefalópode, com um nome científico Microcosmus marinus. No mesmo livro, o Kraken é considerado um monstro único, que habita os mares da Noruega.

O que o Kraken era?

O historiador dinamarquês Erik Pontoppidan descreveu o Kraken como uma fera redonda, plana e cheia de armas ou galhos, mais surpreendente que toda a criação animal. Contudo, grande parte dos estudos já feitos sobre a criatura afirmam que ela é uma mistura de espécies de polvo ou lula, como a lula Humboldt.

XEoq26pXC0 1
(Imagem: Shutterstock)

As pessoas diziam que o Kraken sempre ficava no fundo do mar e ia a superfície para buscar comida, e que, quando ele encontrava humanos, sempre havia problemas. No entanto, outros contos diplomáticos diziam que a criatura era como “a travessura do mar”, algo até mais leve do que suas histórias assustadoras.

Entre essas histórias, o Kraken é descrito como uma besta gigante que captura navios cheios de homens, que eram engolidos e levados as profundezas do mar.

Caso o Kraken não conseguisse puxar o navio de uma vez, ele nadaria em volta do navio até afundá-lo. Historiadores creem que realmente o mito do Kraken se originou da lula gigante, o que explicaria a descrição do “arroto” ou “cocô” emitido pela criatura. Desse modo, as pessoas podiam ter feito uma confusão quando viam a lula expelindo tinta para se proteger.

A lula gigante pode ter até 13 metros, e é raramente vista por seres humanos, pois vive em águas profundas. Mesmo hoje, ainda há um grande mistério em volta dessa criatura, pois, com a imensidão do oceano, poderia sim haver um animal desconhecido para nós.

Com informações de Ancient Origins.

Compartilhar