Jacarés albinos assustadores nascem em zoológico na Flórida

Rafael D'avila
Par de crocodilos albinos. Imagem: Wild Flórida

O que é dentuço, aterrorizante e totalmente branco? Se você respondeu jacarés albinos, então acertou. Um par desses répteis nasceu em Wild Florida, em Kenansville e está viralizando pelo mundo. Filhos de Snowflake, de 27 anos, e Blizzard, de 16 anos, a dupla possui uma aparência única.

Na verdade, esta é a segunda vez que o casal tem filhos, ano passado outro par de bebês também veio a este mundo, conforme relatou a própria Wild Florida. Os jacarés albinos são raros, mas não exclusivos, pois o albinismo pode afetar qualquer ser vivo, incluindo até mesmo plantas.

O termo se refere a uma condição caracterizada pela falta parcial ou total da pigmentação da pele, olhos, garras e cabelos (nos homens). Conforme o South Florida Sun-Sentinel divulgou, o albinismo atinge cerca de 200 jacarés no mundo. Tal anomalia não simplesmente predispõe os indivíduos a perigosas queimaduras do sol, mas a ‘falta de camuflagem’ é uma desvantagem muito grave.

“Os jacarés albinos são como bengalas de doces”, disse Joe Wasilewski, biólogo da vida selvagem e membro do grupo de especialistas em jacarés da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Usando outras palavras, são altamente visíveis para os predadores, que podem ser pássaros, cobras e até mesmo jacarés maiores.

jacarés albinos podem valer até 15 mil dólares

Pesquisador ao lado de um crocodilo adulto albino
O biólogo Joe Wasilewski com um jacaré albino adulto. Imagem: Joe Wasilewski

Em abril deste ano, os funcionários do zoológico coletaram 18 ovos da Snowflake, e colocaram em uma incubadora por 60 dias, mantendo-os em temperatura estável para aumentar as chances de sobrevivência. Wasilewski explicou à Live Science que o albinismo tende a tornar os animais menos resistentes em geral.

Acima de tudo, os jacarés albinos fazem parte de uma longa história na Flórida, Louisiana e outras fazendas de jacarés, onde ainda sofrem ameaças. Sendo assim, diversos estados emitem licenças para caças e coleta de ovos de jacarés na natureza, fiscalizando o controle da população desses répteis.

Na década de 1990, um coletor de ovos autorizado encontrou um ninho com vários jacarés sem pigmentação na pele. Sobretudo, o Alligator Farm Zoological Park, na Flórida, comprou os direitos de colheita do ninho para os anos posteriores (os jacarés fazem ninhos na mesma área anualmente).

Compartilhar