Irmão de Elon, Kimbal Musk quer criar um milhão de jardins e revolucionar a agricultura

Kimbal Musk quer criar um milhão de jardins para melhorar a educação alimentar e o acesso aos alimentos saudáveis.

Felipe Miranda
Imagem: Million Gardens Movement

Elon Musk não é o único famoso da família. O empresário e filantropo Kimbal Musk, irmão mais novo de Elon, também possui seus próprios empreendimentos. O irmão é muito menos polêmico do que Elon e possui diversos projetos filantrópicos.

Kimbal Musk quer criar um milhão de jardins

Há alguns anos, Kimbal lançou um projeto de jardins verticais. Ele lançou uma organização sem fins lucrativos chamada Big Green. A organização possuía o intuito de criar espaços para ensinar, a alunos de escolas, os benefícios da comida nutritiva, por meio dos “jardins de aprendizagem”.

Kimbal ganhou grande destaque na mídia com sua empreitada filantrópica e um tanto futurista. A ideia de trazer jardins verticais em grandes escalas é muito boa, e como Kimbal Musk quer criar um milhão de jardins, a ideia ganhou um destaque considerável.

Revolucionando a agricultura

Um dos projetos mais ambiciosos de Kimbal Musk é o Square Roots. A empresa, criada em 2016, se trata de uma incubadora de hortas verticais urbanas. As hortas funcionariam em contêineres e água reciclada para produzir alimentos por meio da agricultura hidropônica – um cultivo ecológico dentro das cidades.

“Quando eu era criança, a única maneira de fazer minha família se sentar e se conectar era cozinhando a refeição”, disse Musk, cofundador e presidente executivo da Square Roots, à CNN Business.

Square Roots basil farm 021920
Imagem: Square Roots

“Me envolver com a internet, especialmente no final dos anos 90, foi muito emocionante e eu não mudaria nada nessas experiências, mas minha paixão sempre foi a comida”, disse Kimbal. “No momento em que Elon e eu vendemos a Zip2, nossa primeira empresa de internet, eu sabia que queria seguir a comida e me tornar um chef treinado.”

Kimbal, então, se mudou para Nova York e matriculou-se no International Culinary Center. Assim, foi amadurecendo sua ideia, e hoje Kimbal Musk quer criar um milhão de jardins.

Em pouco tempo, Kimbal Musk pretende lançar uma super fazenda, onde ocorreria o cultivo em escala dos produtos. O cultivo em escala ocorreria em 25 contêineres climatizados. A Square Roots já cultivou mais de 120 variedades de culturas, entre verduras, frutas e legumes.

“As pessoas querem comida local porque perderam a confiança no sistema alimentar industrial que envia alimentos de alta caloria e baixo nutriente de milhares de quilômetros de distância, com pouca transparência sobre quem cultivava os alimentos e como”, diz à CNN Tobias Peggs, CEO da Square Roots.

“A qualidade dos alimentos que agora podem ser produzidos nesses sistemas internos é pelo menos igual aos melhores alimentos orgânicos cultivados no campo que você pode comprar”, diz Peggs.

 Kimbal Musk quer criar um milhão de jardins
Imagem: Square Roots / Reprodução.

Recentemente falamos sobre a aplicabilidade da agricultura vertical na exploração de Marte e na exploração espacial como um todo. Por ser um meio de cultivo bastante compacto, ela pode ser aplicável em quase qualquer lugar.

Serviço social e educação para crianças

O projeto possui grandes aplicabilidades sociais. Isso pode ajudar na alimentação, por exemplo, de alunos nas escolas e de pessoas em áreas de baixa renda.

“Acredito que isso seja útil em qualquer lugar, mas o que eu encontrei foram comunidades de baixa renda que foram as áreas onde você realmente precisava disso”, disse Musk à revista Rolling Stone.

Kimbal Musk explica que acesso à hortas os alunos de escolas mais ricas já têm, e destaca a importância dos alunos mais pobres também ter essa possibilidade de acesso.

“Escolas particulares ou escolas mais ricas, todas elas têm hortas – não há uma escola particular que não aceite ter uma horta escolar. Na verdade, são as escolas de baixa renda que não têm. E é também aí, coincidentemente ou não, que está a obesidade”.

Kimbal explica ao Rolling Stone que “se você ensinar às crianças 90 minutos por semana na escola, o que não é difícil de fazer porque é bonito e divertido estar ao ar livre, você dobrará a ingestão delas de frutas e vegetais”.

Compartilhar