Connect with us

Hi, what are you looking for?

Ciência

Incríveis painéis antissolares podem produzir energia durante a noite

Estes incríveis painéis antissolares podem produzir energia durante a noite. (Imagem: Damares / Redação SoCientífica)

Energia limpa é um conceito que tem ficado muito forte ao longo dos últimos anos. Isso consiste na produção de eletricidade por meio de painéis solares ou mesmo pela força do vento, no modelo eólico. Com os painéis antissolares pesquisadores podem ter solucionado um problema, já que esta tecnologia não tem funcionamento com a geração de energia durante a noite.

A pergunta feita por eles foi mais ou menos a seguinte: esses painéis são bons, mas se conseguíssemos produzir em todos os período do dia? O material desenvolvido apresentou resultados surpreendentes, já que para atingir os resultados esperados, era preciso apenas que os painéis fossem configurados de maneira inversa.

Entenda essa pesquisa

O conteúdo foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, com a publicação de um artigo pela revista ACS Photonics, indicando que aqueles que pretendem criar um painel para produzir energia durante a noite, precisam apenas configurar de uma maneira oposta. Logo, passaram a ser chamados de painéis antissolares.

Continua depois da publicidade

Acontece que os paineis solares são mais frios do que os raios solares, assim absorvem a luz e transformam em energia. A partir disso, se apontar este painel para a terra, ele irradiará calor como luz infravermelha, permitindo a produção de eletricidade. Os pesquisadores acreditam que este dispositivo tem a capacidade para gerar 1/4 de energia durante a noite em relação a produção diária.

“Você tem energia térmica vindo do Sol em direção à Terra e essa célula solar normal capta essa energia quando é transmitida do Sol para a Terra, então basicamente você precisa desses dois corpos de temperatura diferentes e de alguma maneira de converter essa energia”, afirmou o professor Jeremy Munday, autor do artigo.

Esse equipamento usa a chamada célula termorradiativa, que serve para a produção de energia, diferente da célula fotovoltaica, usada nos painéis solares. Os tradicionais são fabricados com silício, já para o painel antissolar, ainda estão buscando por alternativas que garantam um melhor desempenho.

Continua depois da publicidade

“O que esse dispositivo noturno faz é um tipo similar de coisa – onde ele está apenas pegando um corpo quente e um corpo frio – mas agora o corpo relativamente quente é a Terra e o espaço é o corpo frio. Como esse calor está fluindo da Terra para espaço sideral, está escolhendo isso e convertendo isso em poder”.

Tem mais gente de olho nos painéis antissolares

Pesquisadores da Universidade de Stanford publicaram um artigo na revista Jouele, mostrando como o gerador termoelétrico que irradia calor pode produzir energia. Eles acreditam que as baterias utilizadas bem melhorando a cada ano, assim como os materiais utilizados para a captura, assim não precisam de painéis noturnos.

“Ao contrário dos geradores termoelétricos tradicionais, nosso dispositivo acopla o lado frio do módulo termoelétrico a uma superfície voltada para o céu que irradia calor para o frio do espaço e tem seu lado quente aquecido pelo ar circundante”, citam os autores.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, com o desenvolvimento de um sistema que produza energia limpa 24 horas, é possível fazer com que o excedente seja armazenado para situações de urgência.

Avatar
Publicado por

Erik Behenck é jornalista, adora novas descobertas e apaixonado pela escrita.


Populares hoje

Plantas & Animais

No dia 01 de Abril de 2009 cientistas anunciaram o nascimento do primeiro — e único — animal extinto já ressuscitado. Em um artigo...

Plantas & Animais

Uma foto peculiar tirada na sede do Parque Nacional Haleakala, no Havaí, confundiu internautas em todo o mundo. A imagem é de autoria de...

Plantas & Animais

É impressionante.

Plantas & Animais

Antigas pistas, na forma de fósseis e evidências arqueológicas de qualidade variada espalhadas pela Austrália formaram a base de várias hipóteses sobre o destino...