Homem bêbado que brincava com cobra-coral morre picado em instantes; biólogo explica

Ruth Rodrigues

Um caso bastante curioso aconteceu na cidade de Cuitité, situada no interior do estado da Bahia. Um vídeo de uma cobra-coral viralizou na internet e causou grande alvoroço e pânico entre os residentes da cidade, redes sociais e sites de notícias.

Nas imagens, é possível observar a presença de dois homens, onde um deles, que aparenta ter ingerido uma grande quantidade de álcool, possui uma cobra-coral presa em suas mãos. Entretanto, o cidadão que segurava o animal de forma imprudente, foi identificado como Marcelo Soares. A tragédia aconteceu no ano passado, no bairro Ovídio de Oliveira, local onde residia a vítima.

Em entrevista para o G1 Bahia, os policiais que foram até o local disseram que o Marcelo tinha um grande costume em mexer com animais peçonhentos, no entanto, com a presença da grande quantidade de álcool no seu organismo, não estava raciocinando corretamente, e manuseou o animal de forma errada. O outro homem, que não foi identificado, fez vários alertas para que a vítima tomasse cuidado, mas infelizmente, não foi ouvido.

O amigo avisou, mas ele não escutou: cuidado com a cobra-coral

No vídeo, é possível ouvir o seguinte trecho: “Cuidado para ela não ferroar pelo cabo. Segura, segura, não deixa ela torcer”. Já na gravação, é possível ver claramente o quão embriagado estava Marcelo, mas, mesmo nesse estado, continuou mexendo com o animal. Mas, no finalzinho das imagens, já é visível o estado da vítima, onde ela aparece estirada no chão, ao lado da cobra-coral.

picada morte 1
O homem segurava a cobra sem conhecer sua verdadeira força letal.

Mas, o que chamou bastante atenção também, foi o fato que as pessoas presentes no local estavam lá somente para gravarem seus vídeos e esqueceram totalmente que havia alguém necessitando de atendimento médico.

De acordo com os policiais que foram prestar socorro, Marcelo ainda chegou a ser encaminhado para um hospital, mais precisamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima do local. No entanto, a vítima já tinha vindo a óbito devido ao veneno da cobra-coral. A vítima era casada e pai de duas meninas.

Entenda porque o veneno da cobra-coral é tão fatal para os seres humanos

Apesar de ser considerado um dos mais letais e tóxicos no reino animal, o veneno da cobra-coral é produzido em pouquíssima quantidade. Outra característica desse réptil é que ele apenas pressiona levemente quando quer imobilizar sua presa, liberando assim, o seu veneno.

No entanto, esse ato faz com que pareça que a coral “morda” intensamente o local, quando na verdade, ela apenas se mantem firmemente para que possa impedir que sua presa se afaste. Esse é um dos mecanismos de defesa utilizado pela cobra-coral na natureza, em seu habitat natural.

Com isso, ao analisar o vídeo, é perceptível que primeiro: o homem não deveria nem ter pego o animal de onde ela estava, ainda mais estando bêbado. Segundo, apesar de manusear animais perçonhentos, deve-se ter uma noção e até objetos de proteção, para o caso de uma possível picada, como foi o que aconteceu com a vítima.

Biólogo Henrique explica o ocorrido e por que não se deve brincar com cobras.

Compartilhar