Governo Holandês libera mapa de tesouro nazista

Diversos caçadores de tesouros estão em busca do material que vale milhões de dólares.

Felipe Miranda
Este é o mapa do tesouro. Imagem: Arquivos Nacionais da Holanda

Foi divulgado o que pode ser um mapa de tesouro nazista no valor de milhões de dólares. Divulgado pelos Arquivos Nacionais da Holanda como parte de seu Dia Anual de Acesso Aberto, o documento data da Segunda Guerra Mundial. O dia é um momento anual em que documentos de arquivos públicos dos Países Baixos são liberados. Esse ano são 1100 páginas liberadas para acesso ao público.

Agora, a cidade de Ommeren, na Holanda, está repleta de caçadores de tesouros em busca do valioso saque nazista.

“Há também muitas peças que tratam da Segunda Guerra Mundial (resultados da gurrra) na Holanda. Desta vez, também um verdadeiro mapa do tesouro, do arquivo do Nederlands Beheersinstituut, contendo as pistas para um tesouro nazista nunca encontrado que dizem estar enterrado perto de Ommeren. Foi procurado várias vezes em vão”, diz o site do Arquivo Nacional Holandês.

Ommeren é uma pequena vila nos Países Baixos.

Acredita-se que o saque seja composto de quatro grandes caixas com diamantes, rubis, peças de ouro e de prata, além de diversos tipos diferentes de joias. Os materiais foram roubados pelos soldados da Alemanha Nazista durante uma explosão em um banco na cidade vizinha, Arnhem, em agosto de 1944. Arnhem é a capital da província de Guéldria.

“É agosto de 1944”, disse ao Omroep Gelderland Annet Waalkens, do Nationaal Archief. “Durante a defesa de Arnhem, houve uma explosão em uma filial do Rotterdamsche Bank no Velperweg. Soldados alemães no local colocaram o saque em seus casacos”.

“Vale vários milhões”, diz Waalkens ao portal holandês.

Por um grande período, a Holanda foi dominada pelos nazistas, que saquearam a exploraram o país, tentando colocá-lo sob dominação do Terceiro Reich. Na metade de 1944, os soldados “conquistaram” o referido saque. No início de 1945, por volta do mês de abril, os países aliados estavam libertando a Holanda, e estavam perto de libertar Arnhem, cidade onde o saque foi realizado. Os nazistas, então, resolveram enterrar o saque nas proximidades da pequena Ommeren.

Um tempo após o ocorrido, o governo da Holanda chegou a levar para a área um ex-soldado da Alemanha nazista, sob a tentativa de encontrar os despojos escondidos nas redondezas da vila. No entanto, até hoje, eles nunca foram encontrados por ninguém.

0331d381 c9a7 356f 905d 0dc0b05fb993
Este é o mapa do tesouro. Imagem: Arquivos nacionais da Holanda

Agora, com o anúncio do mapa, inúmeros caçadores de tesouros estão em busca do tesouro, composto por pedras e metais valiosos e inúmeras joias, que juntos valem muitos milhões de dólares, além, é claro, do enorme valor histórico que esse material todo possui.

“É claro que estimula a imaginação”, diz o historiador Joost Rosendaal da Universidade Radboud Nijmegen. “É quase inexistente. O fato de haver um mapa tão específico é especial. Ainda há muita incerteza e ainda há muitas perguntas.”

Sabe-se que os soldados esconderam o tesouro com a iminência da chegada dos aliados. No entanto, se houve uma oportunidade de resgatá-lo antes da fuga, há quem defenda que esse tesouro possa ter sido levado pouco tempo após ter sido escondido.

“Ommeren era uma área onde os combates ainda estavam ocorrendo naquela época. Pode ser que o tesouro tenha sido enterrado e que tenha sido levado dois dias depois. Eu não pensaria que seria uma loucura se o tesouro se fosse”, explica Rosendaal.

Além do saque nazista, que obviamente chamou mais atenção do que os outros anúncios, há outros materiais com grande valor histórico que serão divulgados pelos holandeses.

“A partir de Janeiro, os ficheiros relativos à Segunda Guerra Mundial nas antigas Índias Orientais Neerlandesas e à luta pela independência na Indonésia também estarão disponíveis gratuitamente. Por exemplo, há arquivos sobre a resistência contra a ocupação japonesa, sobre objetores de consciência e desertores e um complô contra o capitão Westerling”, diz o comunicado.

Compartilhar