Fundação, de Isaac Asimov: conheça a ordem dos livros

Daniela Marinho
Imagem: Amazon/Adaptação Canva

Ganhadora em 1966 do Prêmio Hugo de melhor série de Ficção Científica e Fantasia de todos os tempos, a saga Fundação do escritor russo-americano Isaac Asimov (1920-1992), é um clássico atemporal que envolve o leitor do começo ao fim.

O autor, que também escreveu Eu, Robô – história que ficou mundialmente conhecida após ganhar uma adaptação no cinema e por ser interpretada pelo ator Will Smith – soube trabalhar bem o tema dos humanos que conquistam novos mundos, mas acabam perdendo o poder e a glória até então insolúveis.

Ordem dos livros da “Fundação” de Isaac Asimov

A saga Fundação teve como inspiração as ideias desenvolvidas por Edward Gibbon no livro História do Declínio e Queda do Império Romano, no qual o autor narra o triunfo dos bárbaros e da religião tendo em vista as nobres virtudes romanas que o autor admirava. Na obra de Isaac Asimov, o autor consegue nos mostrar como impérios morrem e como impérios nascem; mais ainda: para que um império nasça, várias coisas são necessárias, mas algumas são fundamentais, como conhecimento, comércio e religião.

Originalmente, foram lançados apenas 3 livros, por essa razão, a obra ficou conhecida também como A Trilogia da Fundação. No entanto, há 7 volumes dessa extraordinária história. Saiba, portanto, qual é a ordem dos livros da Fundação de Isaac Asimov. Contém spoilers!

Prelúdio à Fundação

61pAHgiGIDL
Primeiro livro da saga “Fundação”. Imagem: Amazon

De forma cronológica, esse é o primeiro livro da saga Fundação. No romance ficcional, conhecemos a maior conquista da humanidade: o Império Galáctico cujo domínio se estende por 25 milhões de mundos, possuindo uma gigantesca metrópole e capital, Trantor, com 40 bilhões de habitantes.

Entre eles, Hari Seldon, o criador da psico-história, transcenderá sua própria existência e terá sua ciência, baseada em equações matemáticas, estabelecida como pilar da Fundação.

Origens da Fundação

617DmuBikL
Imagem: Amazon

O segundo volume da saga futurista garante ao leitor um cenário grandioso, personagens bem desenvolvidos e tramas complexas. As reviravoltas na história dão um entusiasmo irreverente à narrativa que prende a atenção do leitor aos acontecimentos.

Hari Seldon, primeiro-ministro do Império, trabalha para que a expansão universal não pare. Contudo, o enorme número de mundos habitados pode acarretar no fim da realidade como se conhece. Seldon, então, questiona o que deve fazer para que a humanidade não seja extinta.

Fundação

712vJIziMgL
Imagem: Amazon

O Império Galáctico reina sobre todos os 25 milhões de mundos habitados. Entretanto, há algo que vai acontecer que o reinado ignora: um futuro terrível, no qual a humanidade passará por uma longa era sombria.

Seldon será o único homem a prever a tragédia e criar um plano, por meio da psico-história – uma nova ciência – para conservar o conhecimento humano e evitar que a civilização tenha um declínio inevitável. O plano deverá ser colocado em prática durante séculos por membros da “instituição”.

Fundação e Império

710RQOEZkpL
Imagem: Amazon

No quarto livro da série, o autor nos leva a um cenário mais profundo da história: surge uma inteligência mutante que consegue transformar homens determinados em escravos obedientes. O Mulo, uma criatura incrível, faz nascer uma guerra contra a Fundação.

Ademais, o conflito pela salvação do conhecimento da humanidade é elevado a um patamar interessante, uma vez que os padrões científicos podem não conseguir abarcar algo fundamental em se tratando dos humanos: o seu comportamento.

Segunda Fundação

61pFzGMRAL
Imagem: Amazon

Embora cronologicamente este seja o quinto volume da ficção, ele é, originalmente, o último volume da trilogia. Nele, o grande destaque é Arcádia Darell, uma garota de 14 anos que entra numa aventura para investigar o Plano Seldon.

Há revelações chocantes, surpresas e conflitos aprofundados, visto que o mistério lançado por Hari Seldon sobre a Segunda Fundação ainda não foi solucionado.

Limites da Fundação

514oPWXXdcL
Imagem: Amazon

Quinhentos anos depois, o plano de Hari Seldon parece ter dado certo. Ela é a capital da federação que detém o domínio da metade dos mundos. Porém, muitos acreditam que a Segunda Fundação ainda está viva e controlando a todos.

Fundação e Terra

71i3rIMdtpL
Imagem: Amazon

Por fim, Fundação e Terra é o último volume da obra-prima de Isaac Asimov. Nele, são expostas as dúvidas do Conselheiro Golan Trevize quanto ao plano milenar de Hari Seldon.

Ele, então, viaja pela galáxia com destino ao planeta que deu origem a todo o antigo Império, a Terra, um lugar mítico e esquecido. Junto com o historiador Janov Pelorat e da intrigante Júbilo, Trevize busca saber a origem da Fundação e da humanidade.

Compartilhar