Connect with us

Hi, what are you looking for?

Ciência

Faça um relógio de Sol seguindo estes passos

Em fazendas antigas ou em outros locais históricos, é muito comum que haja algum relógio de Sol, forma simples e antiga se ver a hora.

(Créditos da imagem: Wikimedia Commons)

Você já deve ter feito uma visita a alguma fazenda antiga ou local histórico em algum momento, seja a lazer, seja com a escola. Nesses locais, é muito comum que haja algum relógio de Sol.

Para marcar o tempo, precisamos de algum ciclo de referência – o Sol faz a mesma coisa todo dia com uma certa precisão.

Já faz muitos séculos que os relógios mecânicos existem, mas muitas vezes eram caros e não eram compactos. Eram relógios públicos em torres de igreja, por exemplo. Longe da cidade, recorria-se aos conhecimentos primordiais.

Continua depois da publicidade

Por essa simplicidade, e a não necessidade de muitos materiais ou mão de obra, era fácil e barato, e até o século XIX o relógio de sol foi a principal forma utilizada para se consultar as horas.

Então, nesse tédio de quarentena, vamos para um experimento?

Dicas

Comece a fazê-lo de manhã, para que você possa utilizar alguns momentos durante o dia para fazer alguns ajustes e garantir maior precisão para seu relógio.

Continua depois da publicidade

Na falta de algum material, você pode exercitar sua criatividade e adaptar. Veja essas instruções como uma sugestão, e faça de acordo com o que houver em sua disponibilidade.

Se você for uma criança, peça ajuda para um adulto.

Materiais

  • Giz de lousa ou barbante
  • Fita métrica e/ou uma régua
  • Lápis ou caneta
  • Pratinho de papel ou plástico, ou uma placa de papel grosso (cortá-lo em uma forma redonda é recomendável)
  • Canudo
  • Algo pesado para o papel
  • Um relógio – para ajudar na sincronização.

Modo de preparo

Experimento extra

Se o seu quintal for de concreto, você pode utilizar o giz para marcar. Se não, utilize um barbante e fita para fazer as linhas – ou qualquer coisa que possa ser removida depois. Certifique-se de estar em um local sem sombras.

Primeiro, você fique de pé nesse local e peça para um ajudante marcar o local onde estão seus pés, utilizando o barbante ou o giz. Depois, peça a ele que faça no chão o contorno da sombra de seu corpo no chão.

Continua depois da publicidade

No topo de sua sombra, escreva a hora com o giz, ou coloque pedaços de papel – o importante é saber o horário de cada sombra. Repita o processo a cada 30 minutos – por isso é importante marcar o local onde estavam seus pés.

O relógio de Sol

Agora, durante um desses intervalos de 30 minutos, pegue seu pratinho ou disco de papel e marque o horário redondo a seguir. Por exemplo, se for 9h30, marque 10h00 em algum ponto da borda. 

A seguir, encontre o centro do pratinho. Você pode medi-lo de ponta a ponta e dividir esse valor no meio, encontrando o raio. Depois, use esse valor na régua e você encontrará o centro. Trace uma linha desse ponto até o horário na borda.

Continua depois da publicidade

Agora faça um furo e aguarde até o horário marcado na borda. Quando esse horário chegar, passe um canudo pelo furo, cline-o levemente e leve-o ao Sol, onde marcou seu pé. Faça com que a sombra do canudo fique acima da linha.

Agora, de hora em hora refaça, de forma que fique como na foto abaixo.

(Créditos da imagem: Pixabay)

Observações

Note que de manhã a sombra vai diminuindo e fica menor próximo ao 12h00. Se você mora próximo à linha do equador, é possível que ao 12h00 nem haja sombra. Isso ocorre porque o Sol está a 90 graus do equador. Exatamente acima.

Ele nasce a leste, se move até ficar acima. Depois, sua sombra volta a aumentar para o outro lado, pois ele começa a ir para oeste, onde se põe. Fazer o experimento com o seu corpo inteiro é interessante para notar isso, mas não é necessário para a confecção do relógio.

Continua depois da publicidade

Com informações de Scientific American.

Avatar
Publicado por

É divulgador científico por paixão. Gradua-se em Física pela UFSCAR e atua principalmente na Ciencianautas e SoCientífica.


Populares hoje