Estudo prevê futuro comercial vibrante para o espaço

Damares Alves

Novos insights de empresas na crescente economia espacial estão ajudando a NASA a traçar um rumo para o futuro do vôo espacial humano comercial na órbita baixa da Terra. Entre as empresas fornecidas à NASA como parte dos estudos que informará as políticas futuras da NASA para apoiar atividades comerciais que permitam uma economia robusta na órbita baixa da Terra.

A NASA selecionou as seguintes empresas para concluir os estudos sobre a comercialização da órbita terrestre baixa e da Estação Espacial Internacional, avaliando o crescimento potencial de uma economia de baixa órbita da Terra e como melhor estimular a demanda privada por voos espaciais tripulados comerciais:

• Axiom Space, LLC, de Houston
  • Blue Origin, LLC, de Kent, Washington
  • A Boeing Company de Houston
  • Deloitte Consulting de Manhattan Beach, Califórnia
  • KBRWyle de Houston
  • Lockheed Martin Corporation, de Littleton, Colorado
  • McKinsey & Company, Inc. de Washington, DC
  • NanoRacks, LLC, de Webster, Texas
  • Northrop Grumman de Dulles, Virginia
  • Sierra Nevada Corporation de Louisville, Colorado
  • Space Adventures, Inc., de Viena, Virgínia
  • Maxar Technologies, anteriormente SSL, Inc., de Palo Alto, Califórnia

Essas empresas investigaram como seria uma indústria comercialmente viável na órbita baixa da Terra, incluindo os conceitos de comercialização e configurações técnicas para plataformas habitáveis ​​na órbita baixa da Terra, seja através da Estação Espacial Internacional ou de uma plataforma de voo livre; planos de negócios que exploram a viabilidade de destinos comerciais; e o papel do governo e da evolução da estação espacial no roteiro para a comercialização da órbita baixa da Terra. Observações desses estudos revelaram muitos mercados potenciais que poderiam fazer parte do futuro ecossistema na órbita baixa da Terra.

Os estudos identificaram que os “destinos” comerciais poderiam lucrar com muitas áreas: pesquisa e desenvolvimento semelhantes aos vistos hoje na estação como do Laboratório Nacional dos EUA da Estação Espacial Internacional; fabricação no espaço de materiais ou produtos exclusivos; Produtos de vídeo para uso de entretenimento, incluindo filmes, documentários e eventos esportivos; patrocínio e marketing; acomodações para turismo espacial; montagem no espaço e manutenção de grandes estruturas e satélites; e transporte de pessoas e cargas de e para a órbita baixa da Terra.

Os altos custos de transporte de carga e tripulação continuam a representar uma enorme barreira à entrada no mercado tanto para a empresa quanto para o consumidor. Uma maneira de reduzir os custos de transporte poderia ser com economias de escala que poderiam ser alcançadas por meio de um mercado maior. A NASA poderia desempenhar um papel fundamental ajudando a estimular e facilitar o crescimento do mercado, fornecendo acesso à estação espacial para catalisar novos mercados, ajudar no desenvolvimento de tecnologia e fortalecer a indústria em expansão. Eventualmente, a NASA deverá ser um cliente-chave para futuros destinos comercialmente operados em órbita baixa da Terra.

A NASA continuará a precisar de órbita terrestre baixa para pesquisas e testes de microgravidade que permitirão o sucesso dos planos da agência de avançar para a Lua e Marte, incluindo o desembarque da primeira mulher e o próximo homem na Lua. Proporcionar amplas oportunidades para atividades comerciais na estação espacial poderia ajudar a catalisar e expandir os mercados, permitindo uma economia robusta no espaço para muitas empresas. O objetivo final da agência na órbita baixa da Terra é fazer parceria com a indústria para alcançar um ecossistema robusto no qual a NASA é um dos muitos clientes que adquirem serviços e recursos, a um custo muito menor do que hoje.

A Estação Espacial Internacional é um laboratório orbital único. Por mais de 18 anos, os seres humanos viveram e trabalharam a bordo do complexo conduzindo milhares de experimentos em áreas como pesquisa humana, biologia e ciências físicas, bem como desenvolvimento de tecnologia avançada. Muitos desses experimentos, realizados através do Laboratório Nacional da ISS, têm sido pesquisa e desenvolvimento com objetivos comerciais. Novas oportunidades são necessárias para ir além da pesquisa e desenvolvimento, e a estação desempenhará um papel essencial na capacitação de oportunidades para novos mercados comerciais necessários para construir um ecossistema sustentável na órbita baixa da Terra.[NASA]

Leia o estudo completo em inglês: Resultados do Estudo de Comercialização de Órbita Terrestre Baixa.