Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Enorme artefato romano desaparece logo após ser descoberto

Enorme artefato romano sérvio desaparece misteriosamente
(Imagem: Museu Nacional de Belgrado)

Durante uma construção de estradas que leva a um aterro em Vinča, foi encontrado um artefato romano sérvio, que, misteriosamente, desapareceu 24 horas depois de ser descoberto.

O artefato romano sérvio recém descoberto foi roubado

O artefato romano sérvio era uma laje de pedra com um texto gravado em latim, e foi descoberto no dia 10 de julho de 2020. Assim que os trabalhadores da estrada de Vinča identificaram o artefato, eles notificaram o Museu Nacional em Belgrado sobre ele, contudo, quando um arqueólogo do museu chegou ao local, o artefato não estava mais lá.

Artefato romano sérvio é roubado logo após sua descoberta
Lado do artefato romano sérvio roubado mostrando a inscrição romana. (Museu Nacional de Belgrado)

Os arqueólogos, olhando o objeto pelas fotos tiradas, identificaram que ele era um monumento de mármore do início do século II d.C. 

Em um lado do objetivo, há dois pés com sandálias esculpidos na pedra, que faz parte da estrutura que anteriormente existia. Do outro, há 15 linhas de um texto em latim sobre a vida de um oficial militar romano de alto escalão. O qual, de acordo com o Museu Nacional de Belgrado, “liderou vários destacamentos militares contra os dacianos e serviu em três legiões. “.

Continua depois da publicidade
Artefato romano sérvio desaparece logo após ser encontrado
(Imagem: Museu Nacional de Belgrado )

A sérvia, antigamente, fazia parte do império Otomano, até que os eslavos dos Bálcãs chegassem durante o século VI d.C. O artefato poderia trazer novas informações sobre a história da sérvia.

O artefato romano sérvio e sua recuperação

Antes que o artefato romano sérvio desaparecesse, o Museu havia notificado os trabalhadores que o objeto seria levantado com um guindaste e transferido para o Museu Nacional de Belgrado. 

Como os arqueólogos já haviam registrado o artefato no museu, foi aberto um processo administrativo para recuperá-lo. Portanto, o caso está sendo considerado um roubo grave.

O mais intrigante é que o objeto é enorme, então, seria necessário vários homens com equipamentos de construção parada para movê-lo de um lugar para outro.

Continua depois da publicidade

Por este motivo, as autoridades acreditam que uma equipe de criminosos pagou algumas pessoas no local para colocar o objeto em um caminhão. E estas pessoas provavelmente fugiram em seguida.

Contudo, os criminosos parecem ter se assustado com o movimento que o Museu Nacional de Belgrado fez na mídia e deixaram a pedra, pois ela foi encontrada em um outro local poucos dias depois.

Artefato romanos desaparece misteriosamente
(Imagem: Museu Nacional de Belgrado )

Agora, a pedra se encontra no Museu Nacional de Belgrado, em segurança e muito bem cuidada.

Sérvia e o roubo de artefatos

Em 2016 foi publicado um artigo que falava de roubos arqueológicos na sérvia, de autoria de uma equipe de cientistas do Instituto de Arqueologia de Belgrado, Sérvia.

Continua depois da publicidade

A sérvia possui diversos locais históricos desprotegidos, desde mosteiros medievais a sítios arqueológicos. Desse modo, em um contexto favorável, várias quadrilhas se formaram para comercializar esses objetos. 

Diversas escavações arqueológicas ilegais já foram identificadas, e elas oferecem um grande risco para esses os artefatos históricos. Os quais, independentemente de seu tamanho, podem ser muito valiosos.

Com informações do Museu Nacional em Belgrado e Ancient Origins.

Continua depois da publicidade

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.