Connect with us

Hi, what are you looking for?

Notícia

Egito rebate Elon Musk ao dizer que as pirâmides foram construídas por aliens

O excêntrico Elon Musk disse recentemente, no twitter, que as pirâmides do Egito foram construídas por aliens.

Pirâmide de Quéops. (Créditos da imagem: Wikimedia Commons).

Inicialmente parecia não mais que uma piada, mas ao que tudo indica não. O excêntrico Elon Musk disse recentemente, no twitter, que as pirâmides do Egito foram construídas por aliens.

Ele já vinha publicando outras loucuras relacionadas a pseudociência, subestimando a pandemia do coronavírus e alusões a golpes, além de diversas outras frases que causaram polêmica pelo nível de loucura.

Veja o tweet:

Continua depois da publicidade

“Aliens construiram as pirâmides, óbvio”, diz o tweet.

Também no twitter, a ministra da cooperação internacional do Egito, Rania al-Mashat, o respondeu, rebatendo a ideia:

“Eu sigo seu trabalho com muita admiração”, diz o tweet. “Eu convido você e a SpaceX para explorar os textos sobre como as pirâmides foram construídas e também checar os túmulos dos construtores das pirâmides. Sr. Musk, estamos esperando por você”.

Continua depois da publicidade

Um pouco mais tarde, Musk publicou outro tweet, onde se esquiva do que havia dito anteriormente: “Este artigo da BBC fornece um resumo razoável sobre como foram feitas”. Veja:

Musk é famoso por ser polêmico e dizer coisas sem sentido em seu twitter, além de ofender dezenas de pessoas todas as semanas. Mesmo sendo punido às vezes, e ora perdendo alguns milhões de dólares com as bobagens, Musk continua publicando barbaridades. 

Talvez, a maior polêmica na qual ele se meteu, entretanto, foi quando, em 2018, chamou o mergulhador que resgatou aqueles 12 garotos Tailandeses presos na caverna, de pedófilo.

Continua depois da publicidade

Musk produzia um mini submarino, e o mergulhador disse que aquilo não funcionaria, deixando-o irritado – talvez também, por outro lado, por não ganhar os créditos.

Não, as pirâmides pirâmides não foram construídas por aliens

Possuímos uma tendência de olhar para o passado de forma a subestimar as tecnologias. Entretanto, os egípcios eram exímios matemáticos e engenheiros, e tinham sim capacidade para construir pirâmides.

Uma pirâmide é a melhor forma de se construir algo muito grande de maneira estável, e não só os egípcios sabiam disso. Há, da mesma forma,pirâmides semelhantes nas Américas e na China.

Continua depois da publicidade

No Egito, há as mastabas, que se parecem com pirâmides mal acabadas. Portanto, acompanhar a evolução das mastabas é uma forma de entender que eles foram aprendendo a construir as pirâmides aos poucos.

A Pirâmide de Quéops representa o auge do conhecimento dos egípcios em engenharia. Antes dela, diversas mastabas e pirâmides “com defeito” foram construídas. E como diz aquela famosa frase: “A prática leva à perfeição”.

Com seus 146,7 metros de altura, ela só deixou de ser a construção mais alta do mundo quando, em 1311, foi concluída a construção da Catedral de Lincoln, na Inglaterra, que possui 160 metros e que permaneceu como a construção mais alta do mundo por mais dois séculos.

Continua depois da publicidade

Trabalhadores e física pura

Primeiro, não foram escravos que a construíram. Na verdade, eram trabalhadores muito bem alimentados, e o faziam por amor, já que os faraós eram deuses na Terra, e possuíam riquezas o suficiente para manter esses operários.

As pedras eram cortadas em pedreiras próximas, e transportadas durante cheias do importante rio Nilo, e arrastadas sobre trenós sobre a terra molhada, até chegar às pirâmides, portanto.

Para carregar as pedras para cima, eles utilizavam sistemas de túneis internos e contrapesos, que deixavam as pedras de toneladas, na prática, mais leves, e podiam ser facilmente levadas, como mostra a imagem abaixo, que identificou, na Pirâmide de Quéops, regiões ocas, que devem ser os túneis.

Continua depois da publicidade
(Créditos da imagem: BUI, H. D.)

Com informações de IFL Science e Nerdologia.

Avatar
Publicado por

É divulgador científico por paixão. Gradua-se em Física pela UFSCAR e atua principalmente na Ciencianautas e SoCientífica.


Populares hoje

Mente & Cérebro

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários...

Plantas & Animais

No fim da década passada, em 2007, cientistas russos, húngaros e norte-americanos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla, enquanto avaliavam aproximadamente 70 antigas tocas...

Mundo Estranho

Esta semana moradores da cidade de Cracóvia, na Polônia teriam se trancado em casa assustados com uma ‘criatura aterrorizante’ que estaria escondida nas árvores perto...

História & Humanidade

100.000 anos atrás, um grupo de 36 neandertais caminhou ao longo de uma praia no sul da Espanha. Durante a caminhada, vários indivíduos deixaram...