Earendel: Hubble observou a estrela mais distante já registrada

Damares Alves
Imagem: NASA, ESA, B. Welch (JHU), D. Coe (STScI), A. Pagan (STScI)

Earendel é oficialmente a estrela mais distante já vista pela humanidade. E o culpado para isso acontecer foi o Telescópio Espacial Hubble. A estrela existiu no primeiro bilhão de anos após o nascimento do nosso Universo, 900 milhões de anos após o Big Bang.

“A estrela recém-detectada está tão longe que sua luz levou 12,9 bilhões de anos para chegar à Terra, aparecendo para nós como quando o Universo tinha apenas 7% de sua idade atual”, comentou a ESA na conta do Twitter @HUBBLE_space.

Com Earendel, o salto na história do Universo é enorme: a estrela anterior que detinha o recorde — também descoberta pelo Hubble, em 2018 — existia quando o Universo tinha 4 bilhões de anos. Isso representa 30% de sua idade atual.

Para os astrônomos, o avistamento de uma estrela tão antiga é um grande passo, pois oferece uma visão desobstruída da juventude do nosso Universo, em um estágio muito inicial.

Nunca foi observada uma estrela tão distante como Earendel
Imagem: NASA, ESA, B. Welch (JHU), D. Coe (STScI), A. Pagan (STScI)

“É como se tivéssemos lido um livro realmente interessante, mas começamos com o segundo capítulo e agora temos a chance de ver como tudo começou”, resumiu Brian Welch, da ESA. O astrônomo da Universidade Johns-Hopkins é o principal autor do estudo publicado na Nature, em 30 de março, que detalha a descoberta.

Earendel está na mira do James Webb

É graças ao método de lente gravitacional que os cientistas puderam admirar o WHL 0137-LS. Este fenômeno possibilita a observação de objetos distantes, ampliados pela passagem de um objeto mais próximo entre este alvo e o observador.

Respondendo ao nome oficial de WHL 0137-LS, a estrela foi apelidada de Earendel em referência a um antigo termo inglês que significa “estrela da manhã” ou “luz nascente”. Sua massa é estimada em cerca de 50 vezes a do Sol. Por enquanto, é difícil estimar com precisão a temperatura de Earendel, mas os cientistas acreditam que o Telescópio Espacial James Webb será capaz de fornecer essas informações e até outros elementos sobre suas características. O James Webb, inclusive, tem capacidade de ver estrelas ainda mais antigas.