Duna, de Frank Herbert: conheça a ordem dos livros

Daniela Marinho
Imagem/Reprodução: Revista Galileu

Ficção científica, distopia, futurismo… todos esses termos, muito bem trabalhados no cinema e na literatura, fazem parte de um arcabouço especulativo sobre a sociedade, o futuro, a tecnologia, a ciência e o próprio ser humano. Imaginar mundos possíveis é algo que sempre fez parte do imaginário das pessoas. Nesse sentido, a série Duna, de Frank Herbert, é um clássico futurista que deu luz ao gênero ficcional científico como se conhece hoje e que desenvolve espetacularmente assuntos como poder, religião e política.

Assim sendo, saber qual é a ordem dos livros Duna é essencial para compreender a história dessa saga e experienciar a complexidade ímpar do autor que deixou um enorme legado para futuros escritores.

Compre a trilogia completa de Duna

A obra completa de Duna está separada em duas trilogias na versão em português. Nos links abaixo, você tem acesso à melhor tradução.

Ordem dos livros Duna

Obras literárias atemporais não são clássicas à toa: elas são bem construídas, possuem personagens fortes e sua história, de fato, arrebata o público. O universo ao qual Frank Herbert nos apresenta em Duna é, no mínimo, fascinante; tornou-se um clássico por todos os seus elementos. O sucesso de seus livros – o primeiro foi publicado em 1965 – foi tamanho, que detém o título de livro mais vendido no mundo na categoria de ficção científica.

Além disso, um primeiro filme sobre Duna foi lançado em 1984 e ganhou uma nova versão em 2021. No entanto, ao todo são 6 livros sobre a saga que contam a história do jovem Paul Atreides que está prestes a mudar de vida de forma radical.

Considerado herdeiro, o jovem é envolvido numa narrativa cheia de reviravoltas, com direito a profecias, doutrinas secretas, irmandade antiga e todo o cenário que os fãs de universos futuristas têm direito.

A história começa a se desenvolver depois da visita de uma mulher misteriosa, uma vez que o rapaz é obrigado a deixar seu planeta natal para sobreviver no Planeta Deserto, um lugar inóspito chamado Arrakis.

Saiba, portanto, qual é a ordem dos livros Duna, pois cada livro evolui tendo em vista acontecimentos anteriores. Contém spoilers!

Duna

81zN7udGRUL
Primeiro volume da saga Duna. Imagem: Amazon

No primeiro livro da saga Duna são apresentados os elementos relacionados à dinâmica da sociedade distópica na Terra. A humanidade vive sob a condução de um imperador e a existência das casas nobres. Há, ainda, a Guilda Espacial, responsável por controlar as rotas de trânsito no espaço. Outras personagens introduzidas são as Bene Gesserit que possuem poderes bizarros.

Desse modo, essas mulheres cruzam diversas linhagens e conseguem um filho que é tido como o Messias. Isso porque existe uma profecia de que o escolhido que levaria o povo para um período de prosperidade seria a “mistura” das duas casas mais influentes: os Atreides (mocinhos) e os Harkonnen (os vilões).

Nesse contexto, Duna é considerado como o Saara dos planetas, para onde mãe e filho – o Messias – vão para se esconder.

Messias de Duna

91iLyWRwmRL
Imagem: Amazon

O segundo livro da série Duna desenvolve melhor o aspecto psicológico dos personagens e os desdobramentos do reinado do Messias – Paul Atreides – que está há 12 anos no trono.

Diante das decisões do imperador, alguns descontentes começam a elaborar uma revolução por debaixo dos panos. De todo modo, o segundo livro é bastante interessante e mais intimista.

Filhos de Duna

810pYklnGsL
Imagem: Amazon

Nesse volume de Duna, os acontecimentos são desenhados de forma envolvente, onde várias camadas de suspense e intrigas são adicionadas à narrativa. Há um final surpreendente que esteve presente o tempo todo, mas ninguém percebeu como aconteceria.

Após o final incrível e inesperado do Messias de Duna, Paul Atreides some do deserto. O personagem deixa sua irmã governando até que os filhos assumam o Trono do Leão. Nesse momento, as facções entendem como uma ótima oportunidade para tentar chegar ao poder.

Em paralelo, o planeta está se regenerando, há florestas onde existia apenas deserto e água de forma mais abundante – inclusive a água é um elemento considerado sagrado em Duna. Contudo, os vermes, que produzem a matéria-prima mais importante para todos os planetas começam a desaparecer.

Imperador-Deus de Duna

91XCwEX5fiL
Imagem: Amazon

No quarto livro da saga Duna, há uma diferença de 3.500 anos após os acontecimentos do volume anterior. A história é mais intimista, fria e sem eventos extraordinários, exceto pelo fato de que um dos filhos do imperador Messias sobe ao trono e se torna o monarca absoluto.

Entretanto, desde os 9 anos de idade ele está se transformando em um verme, perdendo a consciência humana e tornando-se apenas um governante oco.

Os Hereges de Duna

61HtrwULeBL
Imagem: Amazon

Duna volta à velocidade total. Nesse volume, a história retorna após 1.500 anos após a queda do último imperador – o verme de areia. a maioria dos planetas está destruída e os dias de deserto e escassez voltam, bem como as lutas pelo poder.

As Herdeiras de Duna

61zKJwJQRL
Imagem: Amazon

Agora, o planeta Duna foi completamente destruído. O poder oscila entre as mãos de uma ordem chamada Honradas Madres e as Bene Gesserit.

Com As Herdeiras de Duna, Frank Herbert finaliza sua obra e entrega um final inesperado. Embora alguns leitores tenham ficado com a sensação de história inacabada, o autor conseguiu criar um universo especial e único em Duna.

Compartilhar