Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Diamantes precisam de eletricidade para se cristalizar nas profundezas da Terra

Sem eletricidade, sem diamantes.

Sem eletricidade, os diamantes não se formam
Stefan Kuhn / Pixabay

Um novo estudo publicado na Science Advances mostrou que diamantes precisam de eletricidade para se cristalizar nas profundezas da Terra.

Os pesquisadores recriaram as condições presentes no manto da Terra e descobriram que os diamantes crescem apenas quando expostos a um campo elétrico, mesmo um fraco de cerca de 1 volt apenas.

“Nossos resultados mostram claramente que os campos elétricos devem ser considerados como um fator adicional importante que influencia a cristalização de diamantes”, disse o pesquisador principal do estudo Yuri Palyanov, especialista em diamantes do Instituto VS Sobolev de Geologia e Mineralogia do Ramo Siberiano da Academia Russa de Ciências, e da Universidade Estadual de Novosibirsk, em um comunicado.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

 Do que é feito um diamante?

Diamantes
(zombie cygig / Pixabay)

Segundo o Instituto Smithsonian diamantes são feitos de carbono, por isso se formam como átomos de carbono sob alta temperatura e pressão; eles se unem para começar a crescer cristais. Eles se formam a mais de 150 quilômetros abaixo da superfície da Terra, onde as pressões atingem vários gigapascais e as temperaturas podem subir até 1.500 graus Celsius. 

Muitos fatores por trás do “nascimento” desta joia – valorizada por sua beleza polida e extrema dureza – são um mistério; então, uma equipe de cientistas russos e alemães analisou um fator em particular: campos elétricos subterrâneos.

Cristalizando diamantes em laboratório

Para testar sua teoria, os pesquisadores juntaram pós de carbonato e carbonato-silicato e os submeteram às pressões e temperaturas semelhantes ás presentes no manto da Terra e campos elétricos movidos a eletrodos variando de 0,4 a 1 volt por cerca de 40 horas.

Os diamantes se cristalizaram somente quando quando os pesquisadores configuraram um campo elétrico de cerca de 1 volt.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Diamante criado em laboratório.
Os diamantes criados em laboratório. (Yuliya Bataleva, SB Russ. Acad. de Ciência)

Os diamantes sintéticos eram pequenos, com diâmetros não maiores que200 micrômetros, ou um quinto de um milímetro, segundo a Live Science.


+Leia mais


Damares Alves
Publicado por

Apaixonada pela natureza, me tornei redatora e hoje escrevo exclusivamente sobre ciência. Meu objetivo é que todos possam ter acesso a pesquisas importantes e descobertas incríveis que são realizadas todos os dias.

Mente & Cérebro

Os corvos são considerados modelos de cognição em psicologia animal, e são uma das mais fortes evidências de que a consciência é um fenômeno...

Plantas & Animais

No oceano, no meio dos corais, você pode encontrar esse estranho organismo. Embora muitas vezes se pareça com uma pedra circular esverdeada e brilhante,...

Plantas & Animais

Cientistas descreveram, em um estudo publicado no Journal of Mammalian Evolution, uma nova espécie gigante de um dente-de-sabre, Machairodus lahayishupup, que teria vivido na América do...

Plantas & Animais

Um novo estudo mostrou que os tubarões, assim com as aves, se orientam pelo campo magnético da Terra para realizar migrações de longa distância.