Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Criatura ‘alienígena’ descoberta em área antiga do fundo do Pacífico

O oceano é um local bizarro. Agora, pesquisadores encontraram uma nova esponja do mar que se assemelha a um ET.

(Créditos da imagem: NOAA)

Como já disse aqui muitas vezes, o oceano é um local bizarro, sobre o qual conhecemos muito pouco. Agora, pesquisadores encontraram uma nova esponja do mar que se assemelha a um alienígena.

Ela é diferente de todas as esponjas marinhas conhecidas até então. Diferença ao ponto de que ela consiste não apenas uma nova espécie, mas um novo gênero, uma classificação mais geral do que a espécie.

Por exemplo, ‘humano’ é um termo para se referir a qualquer espécie do gênero homo, como homo sapiens, ou homo neanderthalis. Já o chimpanzé, é do gênero pan, apesar das semelhanças.

Continua depois da publicidade

A “esponja ET” foi encontrada em uma área rochosa no leste do oceano Pacífico, não muito fundo, a cerca de 7.875 pés de profundidade, ou aproximadamente 2400 metros, não muito longe do Havaí.

O local é conhecido como ‘Forest of the Weird’, algo como ‘Floresta do Misterioso’, em tradução livre para o português. Ele recebe o nome dada as estranhas criaturas que lá habitam. 

A esponja alienígena em questão pertence à classe Hexactinellida, chamada carinhosamente de ‘esponjas de vidros’, graças à sua aparência e composição de sílica, material do vidro.

Continua depois da publicidade
esponja do mar
Esponjas de vidro ‘Venus flower basket’, outro tipo de esponja de vidro. (Créditos da imagem: NOOA)

A descoberta

Em 25 de julho de 2017, uma equipe de exploradores de água profundas à bordo do navio americano de exploração marinha Okeanos Explorer, da NOAA, mergulha na ‘Forest of the Weird’. 

Eles veem, então, um animal estranho, parecido com o alienígena do filme ET. Eram aqueles olhos flutuando sob um fino ‘caule’, que ficavam encarando as câmeras dos exploradores.

esponja do mar
A ‘esponja ET’. (Créditos da imagem: NOOA)

A esponja do mar, carinhosamente chamada de esponja ET, ganhou o nome científico de Advhena magnifica. Em um comunicado da NOOA, Dra. Cristiana Castello Branco, uma das envolvidas no projeto, conta a origem do nome:

“O nome científico para um novo animal é sempre latino ou grego. Geralmente tentamos associar o nome a algo único sobre essa espécie, ou podemos homenagear alguém, o nome da expedição ou uma localidade”, diz.

Ela conta que a semelhança do animal com o alienígena que protagoniza o filme ‘ET’ realmente teve grande influência na escolha do nome:

Continua depois da publicidade

“No caso de Advhena magnifica , o formato dela lembra um alienígena, como nos filmes, com o que parece um pescoço longo e fino, uma cabeça alongada e olhos enormes.”

“Advhena é do latim advena, que significa estrangeiro, mas no sentido de visitante, estrangeiro ou imigrante, embora nós (humanos) fôssemos os visitantes reais de sua casa, o fundo do mar, quando encontramos esse ‘magnífico estrangeiro’”, diz

Uma das ‘esponjas ETs’ coletadas. (Créditos da imagem: NOOA)

O que são esponjas marinhas?

Pode até não parecer, mas esses simples e estranhos seres que habitam o fundo do oceano, muitas vezes parecidos com pulmões, ou vasos, e nada parecidos com o Bob Esponja, são de fato animais.

Eles são muito simples. Se assemelham muito a uma simples colônia de células. Não possuem sistema nervoso nem nenhum tipo de órgão interno, mas são extremamente importantes.

Continua depois da publicidade

Conforme informa a Dra. Castello Branco ao comunicado: “Muitas [esponjas marinhas] são grandes e fornecem uma estrutura dentro e ao redor da qual outros organismos vivem”.

“As esponjas são animais que se alimentam como filtros, capazes de manter o equilíbrio da microflora e da fauna e desempenham papéis importantes nos ciclos de nitrogênio e carbono do oceano”, completa.

Continua depois da publicidade
Avatar
Publicado por

É divulgador científico por paixão. Gradua-se em Física pela UFSCAR e atua principalmente na Ciencianautas e SoCientífica.


Populares hoje